Livro "Mulheres Históricas de São Tomé e Príncipe"

Livro "Mulheres Históricas de São Tomé e Príncipe"

O presente livro “Mulheres Históricas de São Tomé e Príncipe” da autoria de Carlos Espírito Santo destina-se a homenagear as mulheres africanas cujo papel na sociedade é marcante. 
 
O livro refere a ação das mulheres que foram referências incontornáveis na luta em prol da autodeterminação, como Alda do Espírito Santo e Maria Manuela Margarido que, na cultura ombrearam com grandes vultos masculinos da cultura do país, como Francisco José Tenreiro e Alfredo Margarido (este que foi casado com Manuela Margarido). Estas duas mulheres acabaram por ter, após a Independência de São Tomé e Príncipe, papéis de destaque na vida política, exercendo funções em cargos institucionais de maior responsabilidade. As duas são exemplos das muitas outras mulheres invocadas no livro.
 
 
Sinopse do livro:
 
Há aspectos fundamentais da História de São Tomé e Príncipe que contaram sempre com a presença das mulheres são-tomenses, que, juntamente com os homens, lutaram tenazmente contra a tirania dos colonizadores, para a conquista da independência do arquipélago. Atingido este momento político, têm contribuído significativamente para o desenvolvimento desta jovem nação, ocupando-se com diferentes tarefas produtivas. Provavelmente, haverá quem pense que os desempenhos das mulheres são-tomenses foram de somenos importância, por conseguinte desprovidos de valor histórico, facto que de modo nenhum corresponde à verdade. Mesmo que não façam parte do conjunto dos grandes acontecimentos que deixaram marcas indeléveis na sociedade, importa que mereçam especial atenção dos historiadores.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 18-10-2017