Livro de Joaquim Pinto de Andrade - Uma quase autobiografia

Livro de Joaquim Pinto de Andrade - Uma quase autobiografia

A UCCLA regista o lançamento do livro “Joaquim Pinto de Andrade - Uma quase autobiografia”, da autoria de Diana Andringa e Victória de Almeida e Sousa, com posfácio de Mário Brochado Coelho, no dia 8 de junho, na Feira do Livro de Lisboa.
 
Joaquim Pinto de Andrade foi um determinado e firme nacionalista angolano, ex-padre católico, várias vezes preso e deportado pelo regime deposto em 25 de abril de 1974, humanista, que foi presidente honorário do MPLA e irmão do primeiro presidente do MPLA, Mário de Andrade, e ministro da cultura da Guiné-Bissau.
 
Joaquim Pinto de Andrade e o atual Cardeal de Angola, Alexandre do Nascimento, viajaram no mesmo barco de Angola para irem estudar Teologia em Roma, acabando mais tarde por serem colegas do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, na Faculdade de Direito de Lisboa, tornando-se amigos.
 
 
 
SINOPSE
Este livro é uma biografia de Joaquim Pinto de Andrade feita a partir de entrevistas, documentos e imagens recolhidas de diversas fontes. Narra a sua actividade política, que lhe mereceu ser nomeado no início da década de sessenta Presidente de Honra do MPLA e lhe valeu também um longo exílio e sucessivas prisões ditadas polícia política portuguesa (PIDE), até à chegada do 25 de Abril de 1974, que derrubou o regime fascisto-colonial em Portugal. 
 
Numa altura em que se começa a reconstruir a memória colectiva da geração de que ele fez parte, são aqui partilhados documentos e testemunhos que ajudarão a conhecer mais um pedaço da História de Angola, por via daquela que foi a incessante luta de Joaquim Pinto de Andrade pela libertação e promoção do povo angolano.
 
 
A propósito deste livro, iremos dar nota de algumas personalidades verticais que pelo seu humanismo, visão tolerante e defensores da paz, marcaram os países de língua oficial portuguesa. 
 
Publicado em 05-07-2017