Lançamento de programas para população em situação de vulnerabilidade social

Lançamento de programas para população em situação de vulnerabilidade social

A prefeitura do Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, lançou os programas Primeira Infância Carioca (PIC) e Territórios Sociais, inseridos nas diretrizes do "Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro – Rio 2020: mais solidário e mais humano". 
 
O objetivo é inserir as famílias mais vulneráveis nos programas de políticas sociais da prefeitura. Os programas visam acompanhar o desenvolvimento das crianças, desde o pré-natal até os seis anos de idade, e reduzir a vulnerabilidade social de famílias que vivem em áreas de baixo IDS (Índice de Desenvolvimento Social).
 
Para a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Bergher, os programas vão ajudar a tirar cerca de 100 mil crianças da situação de vulnerabilidade. “Vamos criar oportunidades de desenvolvimento infantil. As famílias já estão identificadas. Agora, nós vamos lá para aplicar o questionário, ver o grau de vulnerabilidade para poder encaminhá-las aos serviços sociais”.
 
O prefeito, Marcelo Crivella, referiu que a prefeitura tem feito diversos investimentos para diminuir a desigualdade na população carioca, adiantando que “na Zona Sul, temos quatro homicídios por 100 mil moradores, mas na Pavuna esse número sobe para 40 homicídios e, em Nova Iguaçu, chega a 60. Faço aqui um apelo para que juntos, a gente consiga reduzir essa desigualdade abissal”.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 08-08-2017