Jornadas Pedagógicas de promoção do livro e da leitura

Jornadas Pedagógicas de promoção do livro e da leitura

Decorreu, no dia 11 de junho, no salão da Casa Girassol, uma Jornada Pedagógica com as escolas do ensino primário do Distrito da Ilha de Moçambique - orientada e dinamizada pelos técnicos das bibliotecas públicas da Ilha de Moçambique (Alima Aldi, Amélia Costa, Angelina Luciano, Felisberto Jorge, Muconha Saíde Marqueza e Mutualibo Brandão) e que contaram com a participação de 65 professores de todas as Zonas de Influência Pedagógica do Distrito.
 
    
 
O grupo partilhou estratégias e atividades de promoção educativa e cultural do livro e da leitura, num debate e troca de experiências bastante interessante, analisando as principais dificuldades e refletindo em conjunto a superação das mesmas, expondo diferentes estratégias de organização, dinamização e calendarização das rodas de leitura nas turmas.
As Bibliotecas de Capulana Viajante em Leitura Compartilhada receberam novos livros para serem dinamizados nas escolas participantes.
 
Estas jornadas têm como desafio o diálogo, a partilha e a reflexão conjunta em comunidade de aprendizagem entre professores, gestores escolares e técnicos bibliotecários, reforçando a motivação coletiva para a qualidade do ensino primário e promoção da escrita e leitura.
 
    
 
A motivação de professores e técnicos requer que passemos do empirismo para um trabalho com maior rigor científico, epistemológico e pedagógico. Por isso o “como fazer” é essencial e só “funciona” se for participado ativamente, com coordenação, incentivo, diálogo e apoio de forma continuada, envolvida e estruturante, estimulando as literacias, o desenvolvimento da oralidade em língua portuguesa no caminho da promoção efetiva das competências básicas de leitura e escrita, através de um trabalho com diversão, prazer e utilidade comunicativa na promoção do livro e da leitura. Motivação é o que permite realmente a transformação – que envolve a razão, mas também a vontade e a imaginação. É o que nos leva ao principal impulso: aprender a aprender. 

 
Informação:
 
Este trabalho está a ter lugar no âmbito da 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique a desenvolver com a UCCLA, o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, em parceria com o Conselho Municipal de Maputo e o apoio da SDEJT (Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia) - Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 4 - Educação. 
 
Entidades executoras: UCCLA em parceira com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo, Câmara Municipal de Lisboa o apoio da SDEJT (Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano). Financiamento: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
 
A 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique centra-se em 4 componentes de intervenção:
Componente 1: Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique - UCCLA - e que tem 5 eixos de atividade: Eixo 1 - Apoio aos Órgãos Municipais; Eixo 2 - Urbanismo; Eixo 3 - Salubridade Ambiental; Eixo 4 - Educação; Eixo 5 - Promoção do Turismo.
Componente 2: Upgrade Educativo e Formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique (EPIM);
Componente 3: Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique;
Componente 4: Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM).
 
 
Publicado em 15-06-2016