Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença

Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença

Aprofundar as relações com as cidades portuguesas e com as dos países de língua oficial portuguesa, assim como dinamizar as relações económicas com os países africanos, foram os objetivos da realização das Jornadas de Intercâmbio Empresarial, que decorreram na cidade de Olivença, no dia 8 de novembro. 
 
Assim, a UCCLA convidou representantes de Embaixadas de todos os países de língua oficial portuguesa para acompanharem a Olivença, tendo estado presentes representantes das Embaixadas de Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e ainda as representações da AICEP, do Turismo de Portugal e da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.
 
Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1178  Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1226  Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1256
(Eduardo Machado (Aula de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Popular de Olivença), Manuel José Andrade (Alcalde de Olivença) e
Rosa Balas Torres (Diretora Geral da Ação Exterior da Junta da Extremadura))
 

Para o Alcaide de Olivença, Manuel José González Andrade, este encontro é muito “importante para Olivença. Olivença do presente e Olivença do futuro”. Destacando a satisfação de terem entrado para a UCCLA, pelos seus “recursos históricos, culturais e de união entre Espanha e Portugal”, adiantou que essa relação permitirá abrir “novas vias de comunicação, entre Olivença e os países da lusofonia”. “O futuro de Olivença passa, também, por Portugal, do ponto de vista patrimonial, agrícola” e comercial.
 
Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1300  Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1320  Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1171
(Ricardo Cabezas Martín (vice-presidente da Diputación de Badajoz) e Vitor Ramalho (Secretário-Geral da UCCLA))
 

Rosa Balas Torres, diretora geral da Ação Exterior da Junta da Extremadura, salientou o trabalho profícuo desta cooperação e deste encontro. “Esta relação europeia e ibero-americana, por razões óbvias e históricas” permitirá descobrir “o potencial que temos para nos posicionarmos do ponto de vista político”, assim como criar “alianças que nos permitem, também, posicionar politicamente através das nossas empresas”, desenvolvendo o “tecido produtivo que muitas pequenas empresas têm para crescer”. 
 
Para Ricardo Cabezas Martín, vice-presidente da Diputación de Badajoz - Diputación é o equivalente a uma secretaria para o desenvolvimento do interior, é uma “instituição provincial que ajuda e acompanha todos os municípios de Badajoz” -, este evento é uma “porta, muito importante, que se abre para esta relação internacional”.
 
O desejo de Vitor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA, é que “estas jornadas sejam o alicerce para a consolidação de perspetivas futuras”, acrescentando que “neste mundo a que pertencemos, ambos os países, Portugal e Espanha, é um mundo aberto, um mundo hoje sem fronteiras e um mundo onde devemos fazer convergir interesses comuns. E, portanto, é do interesse comum de Olivença, e é do interesse comum da UCCLA e das cidades da UCCLA que a dinamização económica, cultural e a vários outros níveis, se desenvolva”, representando que estes os “primeiros passos que estamos a dar” e com a colaboração de todas as entidades envolvidas “podemos ir muito mais longe”.
 
Vitor Ramalho destacou ainda a possibilidade de os oliventinos terem hoje uma dupla nacionalidade, a portuguesa e a espanhola, porque a legislação espanhola o permite aos que a requeiram, assim como a possibilidade de votarem nas eleições. Concluiu enaltecendo o papel da língua, uma “potência” que une os povos. “Vocês falam a terceira língua mais falado do mundo e os povos de língua oficial portuguesa falam a quarta. Nós estamos em todo o mundo. Estamos em África. Estamos na América Latina. Estamos na Ásia, com Timor e não só, com Macau. Estamos na Oceânia, com Cabo Verde.”
 
 
De seguida, deu-se início a uma mesa redonda subordinada ao tema “Novas oportunidades e negócio para as empresas estabelecidas em Olivença”, com a moderação de Vítor Ramalho e as seguintes intervenções:
- AICEP - Luís Rebelo de Sousa;
- Embaixada de Angola – Esperança Cunha;
- Embaixada de São Tomé e Príncipe - Edgar Torres;
- Avante - Juan Manuel Cabo.
 
Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1430  Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1438
(Luís Rebelo de Sousa (AICEP),  Esperança Cunha (Embaixada de Angola), Vitor Ramalho (Secretário-Geral da UCCLA),
Edgar Torres (Embaixada de São Tomé e Príncipe) e Juan Manuel Cabo (Avante))
 
Uma segunda mesa, com o tema “Prioridades de Olivença no comércio exterior com os países de língua oficial portuguesa” e moderação de Eduardo Machado, contou com as intervenções de:
- Embaixada de Timor-Leste - Maria de Lourdes de Sousa;
- Embaixada de Cabo Verde - Sónia Martins;
- Turismo de Portugal – Pedro Matias;
- Embaixada de Moçambique – Ananias Sigraúpe;
- Tagus – Joana Maia.
 
Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1459  Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1471  Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1484
(Maria de Lourdes de Sousa (Embaixada de Timor-Leste), Sónia Martins (Embaixada de Cabo Verde),  Pedro Matias (Turismo de Portugal),
Eduardo Machado (Aula de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Popular de Olivença), Ananias Sigraúpe (Embaixada de Moçambique) e Joana Maia (Tagus))
 
 
Depois das jornadas a delegação foi visitar alguns locais emblemáticos de Olivença, assim como os armazéns Delgado Cash. 
 
Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1515  Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1531  Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1565
Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1587  Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença_1608
 
 
 
Quando da apresentação da proposta do município de Olivença para se tornar associado da UCCLA, realizou-se, dia 19 de fevereiro, o evento de intercâmbio empresarial “De Olivença vê-se o mar” na UCCLA
  
A cidade de Olivença aderiu à UCCLA na última Assembleia Geral da instituição (maio de 2019). Na sequência dessa adesão, o presidente da câmara manifestou vontade de realizar uma iniciativa conjunta com a UCCLA no dia 8 de novembro, na cidade de Olivença. 
 
 
Notícia relacionada:
 
 
 
Publicado em 09-11-2019