Jornada Pedagógica na Ilha de Moçambique

Jornada Pedagógica na Ilha de Moçambique

Decorreu no dia 14 de julho, no Salão Nobre do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, a Jornada Pedagógica “Comunidade de Aprendizagem” com 70 participantes, para avaliar a melhoria das competências básicas de Leitura. A ação contou com a presença de professores, técnicos bibliotecários, Saíde Amur Gimba, presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, Catarina Atanásio, diretora dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, e o Professor Luís Jorge Mussociua, chefe do Ensino Primário no Distrito.
 
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A dedicação e empenho dos professores foram reconhecidos pelos responsáveis políticos locais na consolidação do projeto educativo local, com resultados significativos na melhoria da aprendizagem nas classes iniciais do ensino primário abrangidas pelo projeto.
 
A Jornada Pedagógica foi amplamente participada, envolvendo a totalidade das escolas primárias do Distrito da Ilha de Moçambique com o objectivo de melhorar a iniciação à leitura e à escrita através de actividades diárias de desenvolvimento da oralidade - compreensão e expressão oral; aplicação de novas metodologias e materiais de apoio à aprendizagem; implementação de rodas de leitura semanais descolarizadas e lúdicas nas escolas com livros de qualidade literária e estética, reconhecidos e premiados, mobilizando aprendizagens a partir dos livros trabalhados em Metodologia de Trabalho por Projecto, com o envolvimento da comunidade escolar, valorizando a cultura local imaterial com as ações Poka Pokani.
 
As rodas de leitura semanais desenvolvidas em todas as escolas e bibliotecas permitiram melhorar as aprendizagens da escrita, leitura e cálculo, desenvolver a oralidade, envolver a comunidade escolar, melhorar a relação da escola/ professor com a criança e o respeito mútuo na sala de aula, valorizar a cultura local em aprendizagens significativas e envolver outros professores nesta “abertura de horizontes”.
 
O encontro de formação cooperada entre profissionais de escolas e bibliotecas, em Jornada Pedagógica, fortalece a comunidade de aprendizagem onde são compartilhadas práticas pedagógicas e livros, incentivando a autonomia e o pensamento crítico e criativo, num funcionamento semanal de promoção do livro e da leitura já consolidado com o Projeto Educativo Local em escolas e bibliotecas.
 
O desenvolvimento de competências essenciais de leitura e escrita e a promoção do livro, literacias e leitura é imprescindível para o desenvolvimento, cidadania e democracia, formação do pensamento crítico, para se ter acesso a outros conhecimentos e continuar a aprender ao longo da vida. As acções desenvolvidas pelo Projecto Educativo Local permitiram diminuir o abandono escolar e melhorar as aprendizagens.
 
A ação decorre no espaço do Projeto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, 2.ª fase (2015-2018)/Componente 1, Eixo 4 - Educação, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP, desenvolvido pela UCCLA em parceria com o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique e  Conselho Municipal de Maputo.
 
 
 
 
Publicado em 28-07-2018