Jornada de Cooperação Médica

Jornada de Cooperação Médica

No âmbito da Semana do Uruguai em Portugal, decorreu, dia 13 de março, a Jornada de Cooperação Médica, na sede da Casa da América Latina e da UCCLA.
 
O Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, participou no painel “Perspectivas de Cooperação Médica entre Portugal e a América Latina”. Na ocasião o responsável falou da importância da língua portuguesa e da língua castelhana e do peso que desempenham no universo da cooperação. 
 
    
 
Para Vítor Ramalho as questões que se colocam às populações, relativamente aos direitos fundamentais, tem respostas mais evidentes e rápidas nas grandes cidades, sendo a saúde um deles - o Uruguai é exemplo a esse nível, uma vez que é um dos países mais desenvolvidos da América Latina.
 
Luís Filipe Soromenho Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, destacou o acordo de cooperação com a autarquia de Olhão e com Cuba com vista à realização de cirurgias oftalmológicas a título gratuito por parte dos doentes.
 
Para a Secretária-Geral da Casa da América Latina, Manuel Júdice, existe um trabalho excelente em Portugal, na área da saúde, e que poderá ser partilhado com outros países.
 
Teresa Ribeiro, Secretária de Estrado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, afirmou que a língua é o fator fundamental para a cooperação. A compreensão de uma matriz linguística permite a aproximação entre as populações e, relativamente à saúde, ganha uma importância acrescida. 
 
Estas Jornadas foram organizadas pela Casa da América Latina em conjunto com a Embaixada do Uruguai em Portugal. O evento foi composto por dois painéis: “Cooperação Médica Portugal – Uruguai, um caso de sucesso” e “Perspetivas de Cooperação Médica entre Portugal e a América Latina” que foram moderados pela Embaixadora Luísa Bastos de Almeida.
 
 
 
 
 
Publicado em 13-03-2017