Gala de Solidariedade Sem Fronteiras

Gala de Solidariedade Sem Fronteiras

Decorreu no passado dia 3 de março, no Cinema São Jorge, em Lisboa, a “Gala de Solidariedade Sem Fronteiras”, organizada pelo “Gabinete de Apoio à Crise” criado para ajudar as crianças afetadas pela crise económica em Portugal.
 
Em nome do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, interveio o Coordenador Cultural, Rui Lourido, informando que o dinheiro recolhido com a gala reverterá para todas as crianças carenciadas da Escola Miguel Torga, da Amadora, indicada pela Direção dos Estabelecimentos Escolares do Ministério da Educação. A ajuda será feita na aquisição de bens alimentares e material escolar para essas crianças. 
 
    
 
Para além da UCCLA, o evento contou com o apoio da Embaixada da República da Cabo Verde, CPLP, ACIDI – Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural, Câmara Municipal de Lisboa, Associação das Comunidades Caboverdianas na Europa, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Ministério da Educação, Observatório da China, RTP e RDP África, TACV - Cabo Verde Airlines, Logistel, entre outras. 
 
  
 
De salientar que o apoio da UCCLA e das diversas entidades possibilitaram arrecadar alguns milhares de euros para as crianças carenciadas da Escola Miguel Torga. 
 
O espetáculo, apresentado pelo jornalista João do Rosário, teve grande diversidade de estilos e atuações musicais representando a lusofonia dispersa pelo mundo. Desde a tradicional morna pela voz de Ana Firmino, ao toque clássico de clarinetes e flautas do “Ensemble Palhetas Duplas” à música brasileira por João Gilberto. Do Índico contámos com o moçambicano Mingo Rangel. A energia contagiante do jovem cabo-verdiano David Cruz encheu a sala, seguida dos ritmos são-tomenses com Gapa. Cabo-Verde esteve, igualmente, presente com a energia telúrica de Ceuzany. 
 
    
 
Um dos momentos marcantes do espetáculo foi a atuação do fadista português Hélder Moutinho, que complementou a sua atuação com a equipa musical de Paló, numa fusão do fado “Saudade”, com a morna de Cesária Évora - “Sodade de S. Nicolau”, em crioulo. Surpreendeu a originalidade da artista Cao Bei na sua interpretação, em Português e Mandarim, dos fados de Amália Rodrigues - “Por uma Lágrima” e “Barco Negro”. Na gala participaram também os TLDreamz, de Cabo-Verde, o guineense Heitor Sampaio e o português Victor Silva.
 
      
 
    
 
Reportagem da Antena 1 ao programa “Gente Como Nós”, transmitida no dia 21 de março (reportagem começou aos 10’) 
 
 
Publicado em 12-03-2014