Fórum para a criação de uma Rede Territorial de Cidades Educadoras Cabo-Verdianas

Fórum para a criação de uma Rede Territorial de Cidades Educadoras Cabo-Verdianas

Teve lugar, dia 22 de fevereiro, na Câmara Municipal da Praia, o Fórum para a criação de uma Rede Territorial de Cidades Educadoras Cabo-Verdianas, cuja abertura esteve a cargo do presidente da autarquia da Praia, Óscar Santos.
 
A Rede das Cidades Educadoras é uma organização internacional, com sede na cidade de Barcelona, e que se baseia numa carta de princípios, a Declaração de Barcelona, que além da consagração dos princípios universais da construção de uma cidadania participada e conducente a uma melhor qualidade de vida, transversal a toda a actividade municipal, permite uma rica troca de experiências no que cada município tem vindo a desenvolver.
 
    
 
A UCCLA esteve presente através de José Bastos, em representação do Secretário-Geral, Vítor Ramalho. Enquanto união de cidades, foi solicitada a colaboração da UCCLA no sentido de sensibilizar os seus membros, de Cabo Verde, a integrarem esta rede internacional, bem como a mobilizarem outros municípios do País, de forma a poderem constituir uma rede territorial das cidades educadoras à imagem do que se passa em Portugal, com cerca de 60 cidades e no Brasil com 14 municípios. 
 
    
 
Para além desta troca de experiências, sempre proveitosa, pretendeu-se consagrar a língua portuguesa como uma das línguas da Rede Internacional das Cidades Educadoras. 
Esteve, também, presente o vereador responsável pelas Relações Internacionais da Câmara de Lisboa, Carlos Manuel Castro, que preside à rede territorial portuguesa das cidades educadoras, e que deu conta dos objectivos da associação, assim como ilustrou exemplos da cidade de Lisboa. 
 
De entre as várias intervenções do fórum um destaque especial para a experiência da Guarda Municipal (futura Polícia Municipal) no Bairro do Castelão, na cidade da Praia, no âmbito da polícia comunitária - fruto das ações de formação da Polícia Municipal de Lisboa, cujo comandante Superintendente Paulo Caldas também se encontrava presente.
 
 
Publicado em 24-02-2017