Faleceu Ilídio do Amaral

Faleceu Ilídio do Amaral

Ao tomar conhecimento do falecimento de Ilídio do Amaral, a UCCLA curva-se perante a sua memória e apresenta as mais sentidas condolências à família. O Secretário-Geral, seu amigo pessoal, manifesta o seu profundo pesar pela morte da personalidade incontornável como professor catedrático com estudos muito relevantes sobre África e, particularmente, sobre Angola.
 
Ilídio de Melo Peres do Amaral, reitor da Universidade de Lisboa entre 1977 e 1979, faleceu dia 24 de março, aos 90 anos. 
 
Nascido a 3 de setembro de 1926, em Luanda, Angola, Ilídio do Amaral era licenciado e doutorado em Geografia pela Universidade de Lisboa, tendo sido investigador e diretor-adjunto do Centro de Estudos Geográficos daquela instituição. Foi ainda fundador e diretor do Centro de Geografia do Instituto de Investigação Científica Tropical.
 
A Universidade de Lisboa escreveu que Ilídio do Amaral foi um "distinto investigador do Centro de Estudos Geográficos e professor do antigo departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o professor Ilídio do Amaral exerceu cargos de grande relevância e responsabilidade na academia, destacando-se o exercício da função de reitor da Universidade de Lisboa", acrescentando que "ao longo da sua carreira, evocamos a figura insigne do professor Ilídio do Amaral e o contributo que deu à geografia. A sua obra científica sobre as regiões tropicais e especialmente sobre o território dos países africanos de língua portuguesa é amplamente reconhecida pela academia nacional e internacional". 
 
 
 
 
 
Publicado em 27-03-2017