Faleceu António Mascarenhas Monteiro

Faleceu António Mascarenhas Monteiro

O antigo Presidente da República de Cabo Verde António Mascarenhas Monteiro, o primeiro chefe de Estado cabo-verdiano democraticamente eleito, faleceu dia 16 de setembro, aos 72 anos, vítima de doença prolongada. A UCCLA apresenta as mais sentidas condolências à família e ao povo de Cabo Verde.
 
Natural de Santa Catarina de Santiago, jurista e magistrado, António Mascarenhas Monteiro foi o primeiro presidente da República de Cabo Verde eleito por voto direto e universal, em fevereiro de 1991, com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD).
 
Formado em Direito pela Universidade Católica de Lovaina, Bélgica, António Mascarenhas Monteiro tinha sido na década de 80 presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Cabo Verde. Anteriormente foi secretário-geral da Assembleia Nacional Popular nos primeiros anos da independência de Cabo Verde.
 
Foi agraciado com vários títulos honoríficos e recebeu diversos prémios e distinções, incluindo o Grande Colar da Ordem da Liberdade (Portugal), o Grand Croix d'Ordre National du Lion (Senegal), a Ordem José Martí (Cuba ), e o Ordre de L'Unité Africaine (Líbia). Publicou numerosos artigos e livros, incluindo "O sistema de governo na Constituição cabo-verdiana de 1992" e "Os processos de democratização em África: o caso de Cabo Verde". 
 
 
 
 
 
Publicado em 16-09-2016