Entrega de veículos aos bombeiros moçambicanos

Entrega de veículos aos bombeiros moçambicanos

O governo moçambicano recebeu, da Coreia do Sul, 20 camiões de combate aos incêndios, avaliados em quatro milhões de dólares norte-americanos, para melhorar a sua capacidade e qualidade de resposta a estes acontecimentos.
 
As viaturas fazem parte do acordo entre os dois governos, assinado em 2015, em Maputo, nos termos do qual a Coreia do Sul concedeu cinco milhões de dólares para o fornecimento de equipamento ao Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP). Foi neste contexto que o governo sul-coreano, através do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento Económico (EDCF, sigla em inglês) entregou este equipamento.
 
Segundo o Secretario Permanente do Ministério do Interior, Zefanias Muhate, os meios circulantes, avaliados em 200 mil dólares a unidade, serão alocados, imediatamente, ao Corpo de Bombeiros das 11 províncias do país.
 
“Quero acreditar que os equipamentos que hoje recebemos são uma ferramenta imprescindível para a melhoria da capacidade de intervenção do SENSAP. Estes irão contribuir para reforçar a capacidade interventiva à escala nacional em face dos desafios colocados pela actual conjuntura de desenvolvimento socioeconómico do país” referiu.
 
Por seu turno, o embaixador da Coreia do Sul, Heung Kim, começou por destacar Moçambique como um dos mais importantes parceiros de cooperação na África Subsaariana. Kim disse que entre os 28 países desta região, que a Coreia tem prestado assistência oficial para o desenvolvimento, Moçambique é o segundo que mais apoio recebe.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 23-03-2017