Eleições Presidenciais em São Tomé e Príncipe

Eleições Presidenciais em São Tomé e Príncipe

Dia 17 de julho, São Tomé e Príncipe vai às urnas para eleger o Presidente da República para os próximos cinco anos. Com 41 anos de independência, os candidatos ao Palácio do Povo são cinco, na sua maioria com historial político no país.
 

 
Herói da independência, Manuel Pinto da Costa é novamente candidato. Foi um dos membros fundadores do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe e também do comité de libertação do país que o antecedeu, o Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe.
 
Evaristo de Carvalho volta nestas eleições. Apoiado pela Ação Democrática Independente, partido no poder em São Tomé e Príncipe, o candidato argumenta, acima de tudo, a estabilidade interna, estando o poder na sua totalidade entregue a um mesmo partido.
 
A antiga Primeira-Ministra, Maria das Neves, atual vice-presidente da Assembleia Nacional, é outra das candidatas. Concorre com apoio do seu partido, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata, o maior partido da oposição e do Movimento Democrático Força da Mudança.
 
Mais discretos são os candidatos Manuel do Rosário e Hélder Barros. O primeiro é professor do ensino básico e foca a atenção no cumprimento constitucional do país. O segundo encerra a lista. Radicado em Portugal, o antigo alto funcionário da Organização das Nações Unidas tenta chegar ao Palácio do Povo pela segunda vez consecutiva, depois de ter concorrido nas eleições de 2011 enquanto independente.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 13-07-2016