Conferência sobre “Financiamento por multilaterais de projetos na América Latina”

Conferência sobre “Financiamento por multilaterais de projetos na América Latina”

A Casa da América Latina e a Câmara de Comércio Portugal - Atlântico Sul organizaram, no dia 5 de abril, a conferência subordinada ao tema “Financiamento por multilaterais de projetos na América Latina”, na sede da Casa da América Latina. O Secretário-Geral da UCCLA esteve presente na sessão de abertura.
 
    
 
O principal objetivo da conferência era encontrar caminhos para apoiar as empresas portuguesas, permitindo a difusão de informação no campo do financiamento. 
 
Estiveram presentes os representantes das principais instituições multilaterais a atuar no espaço latino-americano para apresentar às empresas portuguesas as oportunidades que têm neste âmbito e assim abrir-lhes outras portas à candidatura a novos projetos.
 
    
 
A Secretária-Geral da Casa da América Latina, Manuela Júdice, salientou a ação das multilaterais no financiamento das empresas nacionais na América Latina, cujo aproveitamento tem ainda “um longo caminho a percorrer”. “Pretende-se que este evento permita expor às empresas os critérios de seleção e procedimentos necessários para concorrer aos diferentes tipos de financiamento disponíveis no setor privado, cujo desconhecimento é muitas vezes causa da escassez de investimento nesta região”, adiantou.
 
O Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, acrescentou que Portugal usufrui de ter a “quarta língua mais falada no mundo” e ter como “vizinho continental” um país que é “a terceira língua mais falada do mundo”. “Há aqui uma familiaridade que, neste mundo global, é de uma enorme relevância e aproxima-nos a todos os níveis. A Ibéria tem necessidade de estreitar as relações que são proporcionadas por esta união inerente às línguas”, referiu.
 
“Enquadramento legal e instrumentos financeiros portugueses”, “O financiamento por instituições multilaterais americanas”, “O financiamento por instituições multilaterais não americanas” foram alguns dos temas abordados.
 
 
 
 
 
Nota: Algumas das fotografias são da autoria da Casa da América Latina
 
 
Publicado em 11-04-2017