Conferência da Academia do Protocolo - Relações Multiculturais dos Países Afro-Ibero-Americanos na UCCLA

Conferência da Academia do Protocolo - Relações Multiculturais dos Países Afro-Ibero-Americanos na UCCLA

A UCCLA foi o palco da 1.ª Conferência da Academia do Protocolo - Relações Multiculturais dos Países Afro-Ibero-Americanos, organizada pela Matriz Portuguesa e que decorreu no dia 18 de outubro. 
 
A abertura da conferência esteve a cargo de João Laplaine Guimarães, em representação do Secretário-Geral da UCCLA, e de João Micael, diretor-geral da Academia de Protocolo e presidente da Matriz Portuguesa.
 
 
O objetivo da conferência foi proporcionar um meio privilegiado para encontros pluriculturais e multiculturais de responsáveis de Protocolo e Relações Internacionais da esfera Afro-Ibero-Americana, favorecendo as relações culturais, empresarias, sociais, académicas e políticas.
 
De acordo com João Micael o “protocolo adapta-se, é flexível”.
 
As bandeiras, as precedências, a flexibilidade do protocolo e as suas diferentes aplicações foram analisadas ao longo do dia pelas diversas individualidades convidadas. 
 
Na 1.ª sessão abordou-se o tema “Protocolo e as Relações Multiculturais” e os seguintes subtemas:
 
- “Protocolo nos países Afro-Ibero-Americanos” - A perspetiva do Estado e do Governo, nas relações entre as diferentes Nações no Mundo, pelas competências que são conferidas por lei ou que sejam delegadas aos Chefes do Protocolo. Os intervenientes foram representantes de Escolas de Protocolo dos Países Afro-Ibero-Americanos;
- “O Protocolo e as Relações Multiculturais nas Missões Diplomáticas dos Países Afro-Ibero-Americanos” - Conhecer as personalidades e os meios facilitadores das relações culturais, económicas, políticas e sociais entre as instituições e as empresas Portuguesas e as dos países representados diplomaticamente em Portugal. Os intervenientes foram Chefes de Protocolo ou responsáveis pelo Protocolo das Embaixadas e Instituições dos Países Afro-Ibero-Americanos em Portugal. 
 
    
 
 
Na 2.ª sessão o tema em análise foi a “Diplomacia Cultural e Económica” e os subtemas:
 
- “Encontro Empresarial-Multicultural Afro-Ibero-Americano” - As redes de influências sociais, empresariais e culturais entre empresários, executivos e diplomatas dos países Afro-Ibero-Americanos e outros países;
- “A Diplomacia Cultural e Económica entre os Países Afro-IberoAmericanos” - A nova ordem económica mundial reconhece a Diplomacia como um instrumento de excelência para a construção de relações económicas e culturais entre os Povos. Os Governos Nacionais, actualmente, adoptam uma nova estratégia diplomática para o seu progresso económico e fomento cultural. Os intervenientes foram Embaixadores dos Países Afro-Ibero-Americanos acreditados em Portugal.
 
    
  
 
 
A sessão de encerramento contou com as intervenções do vereador Carlos Manuel Castro, das Relações Internacionais da Câmara Municipal de Lisboa, João Laplaine Guimarães e  João Micael.
 
  
 
 
O evento contou, entre outras individualidades, com a presença de Georgina de Mello, diretora-geral da CPLP, e do presidente da Câmara Municipal de Quelimane, em Moçambique, Manuel de Araújo.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 20-10-2017