O Auditório Nacional de Cabo Verde, na cidade da Praia (Membro Efetivo da UCCLA), está a sofrer uma profunda remodelação, realizada pela China, com novas valências para poder receber projetos de toda a comunidade artística cabo-verdiana.
De acordo com o diretor-geral das Artes e das Indústrias Criativas do Ministério da Cultura, Adilson Gomes, as remodelações no Auditório Nacional estão a acontecer desde outubro do ano passado. "Passam essencialmente por instalar um novo sistema de ar condicionado e a remodelação de duas salas no primeiro piso, que no futuro poderão vir a ter utilidades várias, trabalhos que já se encontram concluídos e operacionais”.
Haverá ainda troca de toda a iluminação do Auditório Nacional, desde candeeiros e lâmpadas na plateia, balcão, 'foyer', 'régies', bastidores, entradas principais e laterais, arranjo nas casas de banho para o público em geral e a nível dos bastidores.
"Estão ainda previstas a pintura do Auditório no exterior e interior e em 2021 a troca dos atuais projetores de iluminação para projetores 'led', com menos consumo de eletricidade", enfatizou o diretor.
"Para além de devolver à cidade da Praia um espaço totalmente remodelado e preparado para receber projetos de toda a comunidade artística cabo-verdiana, mas não só, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas tem como plano dotar o espaço com uma equipa formada por um(a) gestor(a) do espaço e ainda por técnicos residentes, a nível das áreas de palco, iluminação e som", adiantou.
As obras são realizadas pela China, no âmbito da cooperação existente entre aquele país asiático e o Governo de Cabo Verde, ainda segundo o diretor das Artes e Indústrias Criativas, sem avançar o valor monetário dos trabalhos.
O Auditório Nacional, situado no centro da cidade da Praia, é uma das salas de espetáculos do país, num dos muitos edifícios construídos pela China em Cabo Verde.
Mais informações sobre China realiza profunda remodelação no Auditório Nacional na cidade da Praia