Apresentação do livro “O Abutre Vaidoso” na UCCLA

Apresentação do livro “O Abutre Vaidoso” na UCCLA

Numa tarde animada, onde não faltou música e muita alegria, foi dado a conhecer o livro infanto-juvenil “O Abutre Vaidoso”, da autoria da escritora guineense Kátia Casimiro, no dia 9 de novembro, no auditório da UCCLA.
 
Apresentação do livro O Abutre Vaidoso_9697  Apresentação do livro O Abutre Vaidoso_1631  Apresentação do livro O Abutre Vaidoso_9716
Apresentação do livro O Abutre Vaidoso_1660  Apresentação do livro O Abutre Vaidoso_1650  Apresentação do livro O Abutre Vaidoso_1666
 
“Porque no abutre deste livro, a vaidade foi a característica mais saliente, pela negativa, mas também tinha sonhos. Infelizmente deixou-se seduzir pela vaidade, que lhe roubou esses sonhos. Todos nós temos um sonho, não é? Todos nós, também temos um abutre dentro de nós” começou Kátia Casimiro, para de seguida ler um poema com o título “sonhar”.
 
O livro, com a chancela da Editorial Novembro e com ilustrações de Celsa Sánchez, foi apresentado pela editora Avelina Ferraz, Adela Figueroa Panisse - escritora, ativista ambiental e da defesa da língua galega - e Tony Tcheka - poeta escritor, jornalista e presidente da Aegui. 
 
Apresentação do livro O Abutre Vaidoso_9811  Apresentação do livro O Abutre Vaidoso_9754  Apresentação do livro O Abutre Vaidoso_1718
 
Ao longo da tarde, houve apontamentos musicais por Charles Domingues, professor de cavaquinho e violão. Houve, ainda, uma intervenção pela cantora PiliElia Areán, soprano lírica, e momentos de poesia por Maria João Fragoso, mestre em Arte e Educação, professora e poetisa.
 
Para alegria de todas as crianças presentes, o evento terminou com a música que integra o livro, intitulada “Djugudé Pantiminero” que é o abutre vaidoso - com letra e música de Kátia Casimiro e Guto Pires. 
 
 
 
 
Biografia de Kátia Casimiro:
 
Ivanilde Kátia Rodrigues Casimiro nasceu em 1979 na cidade de Bissau, Guiné-Bissau. Residente em Portugal há 37 anos. Autora e participante na 88.ª Feira do Livro de Lisboa com a obra infanto-juvenil “Íris e o jogo das cores", Chiado Editora, 2018. Contadora de estórias da Guiné-Bissau no 1.° Festival Infanto-juvenil de Língua Portuguesa - Travessia das Letras, Templo da Poesia, Oeiras, 2019. Representante da Guiné-Bissau no 1.° e 2.° Encontro Culturas Poéticas - Tertuliana, 2018 e 2019. 
Autora dos poemas "Corre Criança Corre!" e "Gosto" - XII e XIII encontro poético da LAHSM (Liga dos amigos hospital Santa Marta), 2017 e 2018.
Autora do “Tributo a Tony Tcheka”- I Volume da obra: Tributo - Homenagem a Autores Marcantes da Literatura Universal, da Chiado Books, 2019.
Autora  do Conto de Natal "O par de sapatinhos " na coletânea Natal em palavras da Chiado Books, 2018.
Autora  de micro ficção na coletânea "SMS" Chiado Books, 2019. 
Autora de “Uma carta de amor” na coletânea "3/4 de um amor” da Chiado Books, 2019.
Representante da Guiné-Bissau no “Maio Mês da lusofonia”, Fábrica Braço Prata com o tema “A literatura guineense: contribuição para a identidade de um povo”.
Representante da Guiné-Bissau no IX Encontro de Escritores da Língua Portuguesa, organizado pela UCCLA e com o tema “Contos tradicionais infantis - a sua importância”, 2019.
Representante e mediadora da Guiné-Bissau - ÁFRICA NO FEMININO - dia internacional da mulher africana (OMA/AMMA/Junta Freguesia Larangeiro e Feijó).
Autora do poema “Amor” na coletânea “Entre o sono e o sonho” da Chiado Books, 2019.
 
 
 
 
 
Publicado em 11-11-2019