Encontro com Presidente Camara da Beira

Apoio à cidade da Beira - Encontro com entidades envolvidas

No âmbito do apoio internacional que a cidade da Beira, em Moçambique, recebeu de diversas entidades na sequência dos ciclones Idai e Kenneth - que afetaram a região e provocaram centenas de mortes - decorreram, dia 22 de janeiro, reuniões entre o presidente da cidade da Beira, Daviz Simango, e os responsáveis do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, da UCCLA e da Câmara Municipal de Lisboa.
 
No encontro com Luís Faro Ramos, presidente do Camões, Daviz Simango deu conta dos resultados dos apoios internacionais e de Portugal, particularmente dos contributos das câmaras municipais e de organizações não governamentais (ONG), agradecendo toda a ajuda concedida. Na ocasião solicitou, também, apoio para um edifício para uma biblioteca, de 150 metros quadrados e a importância no fornecimento de livros pluridisciplinares e de cultura geral para a biblioteca, assim como de computadores. Acrescentou a necessidade de apetrechar a sala de espetáculos, comprada à Lusomundo, de uma tela de cinema e de equipamento de som. Solicitou, igualmente, ao Camões material hospitalar para o centro de saúde.
 
Encontro com Presidente da Beira-Camoes e UCCLA
 
O presidente do Camões informou da constituição de um Fundo de Apoio à Recuperação e Reconstrução das Zonas Afetadas pelos Ciclones em Moçambique e salientou a necessidade da especificação das necessidades, por parte da cidade da Beira, com vista à colaboração.
 
 
Consensualizar tudo o que respeita ao projeto de reabilitação do edifício municipal, coordenado pela UCCLA, foi o objetivo principal do encontro com Vitor Ramalho, Secretário-Geral da organização. Acertar todas as etapas do projecto - acompanhamento feito pelos técnicos da UCCLA Carlos Brito e João Laplaine Guimarães - e diligências necessárias.
 
Encontro com Presidente Camara da Beira-P1340158  Encontro com Presidente Camara da Beira-P1340167  Encontro com Presidente Camara da Beira-P1340172
 
Na reunião com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, Daviz Simango agradeceu todo o apoio da autarquia lisboeta, dos donativos da Cruz Vermelha para a reabilitação do complexo hospitalar e da cooperação da UCCLA, com o apoio da CML, na reconstrução de um edifício onde funcionam serviços do Conselho Autárquico da Beira. Daviz Simango explicou o projeto do edifício que a UCCLA está a reabilitar, com conclusão prevista para daqui a dois meses, a que se seguirá a execução de uma parte correspondente à UCCLA e outra parte de donativos que a Beira recebeu.
 
O presidente da Beira salientou a necessidade de uma reunião, antes do seu regresso, com o técnico José Silva Ferreira, responsável pelo Plano de Drenagem da cidade de Lisboa. Para finalizar, destacou a importância de ser dada formação aos técnicos da Beira nas áreas da gestão de bibliotecas e de urbanismo. 
 
As três reuniões contaram com a presença de Vitor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA, e de Carlos Brito, arquiteto da UCCLA que está a acompanhar os projetos na cidade da Beira.
 
De relembrar que o ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique em março de 2019, destruiu infraestruturas e provocou 604 mortos, afetando cerca de 1,5 milhões de pessoas no centro do país, enquanto o ciclone Kenneth, que se abateu sobre o norte em abril de 2019, matou 45 pessoas e afetou 250 mil.
 
 
 
Publicado em 22-01-2020