Escritor Mia Couto ganha Prémio Camões

Escritor Mia Couto ganha Prémio Camões

O escritor moçambicano Mia Couto foi distinguido, dia 27 de maio, com o Prémio Camões - considerado o prémio mais importante da literatura em língua portuguesa e que consagra, anualmente, um autor que, pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum.

É o segundo autor de Moçambique a ser distinguido, depois de José Craveirinha, em 1991. Mia Couto, autor de livros como Raiz de Orvalho, Terra Sonâmbula e A Confissão da Leoa, foi distinguido pela “vasta obra ficional caraterizada pela inovação estilística e a profunda humanidade”.

Gostaríamos, ainda, de destacar a colaboração literária e cívica de Mia Couto com a UCCLA, nomeadamente na ida a Salvador da Bahia em 2011 (com plateias cheias de crianças, intelectuais e população em geral), na participação em Natal, em 2012, no III Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, no 2.º Encontro UCCLA com as Literaturas Lusófonas (na sede da UCCLA, em Lisboa, novembro de 2012) e no projeto Página Literária UCCLA/concurso juvenil, com o objetivo de dar maior oportunidade e visibilidade a  jovens escritores.
 

Mais informações

Publicado em 28-05-2013