Ex-Cadeia Civil de São Filipe vai ser Centro de Educação Ambiental

Ex-Cadeia Civil de São Filipe vai ser Centro de Educação Ambiental

O Projeto Vitó está a recuperar o edifício da antiga Cadeia Civil, na cidade de São Filipe (Membro Associado da UCCLA), em Cabo Verde, para a sua transformação num centro de educação ambiental e tratamento de tartarugas e outros animais. 
 
O edifício onde outrora funcionou a cadeia civil do Fogo, na cidade de São Filipe, passará dentro de algum tempo a desempenhar um papel útil naquela região da ilha do vulcão. O espaço, que se encontrava em avançado estado degradação, está a receber obras de reabilitação. E, quando estiver pronto, passará a funcionar como centro para exposições, educação ambiental e tratamento de tartarugas e outros animais. Isto numa altura em que persistem a captura e o consumo da carne desse réptil, apesar de todas as campanhas de sensibilização.
 
Esta é uma diligência do Projecto Vitó (entidade que lida com preservação de tartaruga na ilha do Fogo e Brava), e que conta com o apoio da Câmara Municipal São Filipe, do Parque Natural do Fogo e da empresa LG Electrónica. Conforme o coordenador do projecto no concelho de São Filipe, Paulo Pina, os trabalhos de reabilitação da fachada do futuro centro ambiental, bem como a colocação de portas e janelas, já foram concluídos. No entanto, avança que se está agora a mobilizar recursos para proceder ao reboco e pintura das paredes internas e construção de uma cisterna que irá servir como espaço para tratamento de tartarugas doentes ou feridas.
 
 
 
 
Publicado em 20-08-2014