Nova editora luso-cabo-verdiana lança o seu primeiro livro em Lisboa

Nova editora luso-cabo-verdiana lança o seu primeiro livro em Lisboa

A editora luso-cabo-verdiana Rosa de Porcelana lançou na Universidade Lusófona em Lisboa, Portugal, no dia 1 de abril, o seu primeiro livro da autoria do cabo-verdiano António Correia e Silva, sociólogo, historiador, reitor da Universidade Lusófona de Cabo Verde e atual Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação daquele país.
 
O livro “Dilemas do Poder na História de Cabo Verde”, segundo o próprio autor é «um livro sobre o poder, exercido em diversos momentos da História de Cabo Verde e nas diferentes dimensões da vida».
 
António Correia e Silva é, também, coautor da história Geral de Cabo Verde e autor, entre outros, dos livros “Histórias de um Sahel Insular: Cabo Verde” e “Nos tempos do Porto Grande do Mindelo”. 
 
O livro foi apresentado pelo antigo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco Leite Santos e pelo historiador cabo-verdiano, Mário Matos.
 
A editora Rosa de Porcelana, que baseou o seu nome numa flor típica do arquipélago de São Tomé e Príncipe, foi criada em meados de 2013 por Márcia Souto (cronista) e Filinto Elísio (poeta, cronista e ensaísta) e pretende, apesar das dificuldades de circulação dos livros ainda existentes no espaço da CPLP, publicar autores de todos esses países lusófonos e distribuí-los, igualmente, neles.
 
A editora irá lançar, no dia 11 de abril, também em Lisboa, o seu segundo livro da autoria do também cabo-verdiano Filinto Elísio “Me_ xendo no baú, vasculhando o U”.
 
Publicado em 06-04-2014