Apresentação do livro "As Minhas Elucubrações" de Mário d’Almeida Kasesa na UCCLA

Apresentação do livro "As Minhas Elucubrações" de Mário d’Almeida Kasesa na UCCLA

Relatos, na primeira pessoa, da jornada de vida, das experiências, dos desafios, das conquistas, das lutas em que foi protagonista é o que nos traz Mário Afonso d’Almeida “Kasesa” na sua obra "As Minhas Elucubrações", que será apresentada no auditório da UCCLA, no dia 8 de setembro, às 18 horas.

Um livro que é o resultado da compilação de textos sobre diversos temas e que foram publicados no Novo Jornal, e que tem a chancela da Whereangola Editora.

A apresentação do livro estará a cargo de Manuel Videira, com transmissão em direto através da página do Facebook da UCCLA em https://www.facebook.com/UniaodasCidadesCapitaisLinguaPortuguesa

 

Sinopse:

As Minhas Elucubrações foram escritas com muito prazer espelhando a vida rica, variada e variegada do autor. Os textos, que relatam lugares, acontecimentos e pessoas, vivas ou falecidas, foram escritos em diferentes cidades - Luanda (Angola), Acra (Gana), Londres (Reino Unido) e Lisboa (Portugal). Alguns escritos são pedaços da vida testemunhada e vivida por Kasesa. Enfim, de tudo um pouco: “(…) amalgamado, como digo acima, escrito acintosamente, como aprendi nos bancos de escola nas aulas de português do antigamente, e lendo clássicos da leitura camoniana; não como vemos e lemos hoje, nas publicações e traduções literárias, nos media, na net e nas televisões”.
 

Biografia:

Mário Afonso d’Almeida Kasesa nasceu na Gabela a 6 de setembro de 1931. Fez a instrução primária e a liceal em Luanda. Licenciou-se em Medicina na Faculdade de medicina da Universidade de Lisboa e graduou-se em Saúde Pública em Portugal, de onde saiu em 1961 para integrar as feiras da Luta de Libertação contra o colonialismo.
Ao longo da sua vida, o autor exerceu as funções de médico assistente no Centro Hospitalar e Universitário de Alger, na Argélia, onde foi autor e coautor de diversas publicações científicas. Foi clínico e responsável no Hospital Militar Central, Chefe dos Serviços de Assistência Médica (SAM); Chefe Adjunto da Logística das Forças Armadas com o posto de Major, Tenente-Coronel, Coronel, posterior e sucessivamente graduado a Major-General e Tenente-Coronel. Foi o primeiro Ministro da Saúde no pós-independência.
Fez parte da OMS (Organização Mundial da Saúde), integrando os quadros da Organização como quadro sénior; membro e presidente do Conselho Científico e representante residente da Organização no Congo Brazzaville.
No final dos anos 90 decidiu tornar-se escrevente, começando a publicar artigos sobre diversos temas no Novo Jornal.
As Minhas Elucubrações é o resultado da compilação desses artigos e outros textos, escritos ao longo dos anos.

 

Publicado em 11-08-2023