Iniciativa de angariação de fundos para programa timorense de merenda escolar decorreu na UCCLA

Iniciativa de angariação de fundos para programa timorense de merenda escolar decorreu na UCCLA

O Programa Alimentar Mundial (PAM) realizou, dia 17 de maio, no auditório da UCCLA, uma iniciativa de angariação de fundos para apoiar o seu programa de reabilitação de cozinhas escolares em Timor-Leste, iniciativa de combate às carências alimentares no país.

Esteve presente o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e a Embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Isabel Guterres.

A iniciativa - que foi feita pela primeira vez em Portugal - incluiu uma exposição de fotografias e a apresentação de uma curta-metragem sobre o trabalho que o PAM tem vindo a desenvolver em centenas de escolas timorenses.

Veja aqui o vídeo da iniciativa

 

Programa Alimentar Mundial_DSC06021  Programa Alimentar Mundial_DSC06043  Programa Alimentar Mundial_DSC06052

Programa Alimentar Mundial_DSC06069  Programa Alimentar Mundial_DSC06084  Programa Alimentar Mundial_DSC06093

Programa Alimentar Mundial_DSC05999  Programa Alimentar Mundial_DSC06007  Programa Alimentar Mundial_DSC06008
 

O que é o Programa de Merenda escolar em Timor-Leste?

O PAM trabalha em todas as frentes para combater a má nutrição e proporcionar um ambiente propício à aprendizagem.
Em Timor-Leste, quase uma em cada duas crianças sofre de nanismo ou raquitismo, uma das taxas mais elevadas de atraso de crescimento do mundo. As baixas taxas de nutrição permanecem teimosamente elevadas entre raparigas e rapazes, limitando o seu desenvolvimento cognitivo, com o resultado de que aproximadamente 70% dos alunos do primeiro ano não atingem os resultados básicos de aprendizagem.
Para ajudar a resolver esta situação, o PAM Timor-Leste tem trabalhado em conjunto com o Governo de Timor-Leste para melhorar o programa nacional de alimentação escolar – Merenda Escolar – em 400 escolas em três municípios: Baucau, Bobonaro e Manufahi, numa iniciativa financiada pelo Governo da Coreia.
Apesar dos esforços, o atual financiamento não permite que o PAM atinja o número necessário de escolas, uma vez que cobre apenas 10 das 400 cozinhas escolares atualmente apoiadas pelo PAM.
Por isso, o PAM iniciou uma campanha de recolha de fundos para garantir financiamento adicional, para ajudar a fechar essa lacuna e criar ainda mais novas cozinhas escolares nos três municípios onde está a trabalhar, e noutros locais.
 

Brochura

 

 


 

Publicado em 18-05-2023