Timor-Leste incentiva envolvimento de mais mulheres na política e no espaço virtual

Timor-Leste incentiva envolvimento de mais mulheres na política e no espaço virtual

No âmbito da 67.ª Sessão da Comissão da ONU sobre o Estatuto da Mulher (CSW) a secretária de Estado da Inclusão, Maria de Rosário Fátima Correia, representante de Timor-Leste junto desta comissão, destacou o empenho que o governo timorense está a ter no âmbito do reforço do papel da mulher na política, em vésperas de eleições parlamentares - a 21 de maio de 2023 - e no campo das tecnologias de informação e comunicação.

Este empenho está assente numa estratégia que visa incentivar a participação e envolvimento de mais mulheres na política e nas tecnologias de informação, ao nível local e nacional. O argumento do governo, segundo a secretária de Estado, está assente no reconhecimento da influência da mulher na garantia estabilidade e inclusão na economia, na melhoria da qualidade de um debate democrático, bem como na busca de paz e prosperidade.

No que toca ao setor das tecnologias de informação, foi reconhecido o limitado acesso destas ferramentas à população em geral e, particularmente, das mulheres timorenses, representando um desafio para a participação destas em matéria da sociedade civil. Nesse mesmo sentido, Maria de Rosário Correia informou que o governo timorense está a desenvolver, com o apoio de parceiros de desenvolvimento, medidas com vista a assegurar o devido equilíbrio no que diz respeito ao acesso a estas ferramentas a nível nacional.
 

Mais informações sobre Timor-Leste prioriza equilíbrio de gênero no poder e acesso da mulher à tecnologia e ouça aqui alguns excertos da intervenção de Maria de Rosária Correia

 

 

Publicado em 15-03-2023