SABIA QUE…. A UCCLA implementou um projeto de cooperação em Cabo Verde que beneficiou cerca de 140.000 pessoas?

Sabia que....

… a UCCLA promoveu um projeto que beneficiou mais de 25 mil famílias e permitiu evitar a desflorestação de cerca de 100 mil hectares na Guiné-Bissau?

O projeto Fumukaba - “Projeto de desenvolvimento de energias domésticas sustentáveis na cidade de Bissau” foi desenvolvido sob coordenação da UCCLA, em parceria com a Fundação GALP e a Câmara Municipal de Bissau e cofinanciado pela União Europeia e pela Fundação GALP.

Fumukaba


Com início a abril de 2018, o projeto que tinha 24 meses de duração prevista, veio a ver protelada a sua duração, por força da pandemia, para 30 meses, tendo a sua execução sido concluída em setembro de 2020. Tratou-se de uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Pacto dos Autarcas para a África Subsaariana - fase II, sendo Bissau uma das cidades piloto com experiências no domínio do ambiente versus energias alternativas.

O projeto teve com o objetivo global, a melhoria das condições de vida das populações da cidade de Bissau e, como objetivos específicos, aumentar o acesso das populações urbanas e periurbanas a fontes de energia alternativas ao carvão, pela dinamização do mercado de gás butano. Correspondendo, como linhas orientadoras da ação, os seguintes princípios:
 O uso de uma energia mais limpa no interior das habitações, com forte impacto na saúde e no ambiente;
 A introdução de uma tecnologia segura e com impacto positivo no tempo disponível para as atividades escolares das crianças e participação das mulheres na vida da comunidade;
 Fomentar o desenvolvimento comercial e de pequenos negócios;
 A promoção do empreendedorismo no feminino;
 A redução da devastação das florestas na Guiné-Bissau.

O grupo-alvo da intervenção correspondeu a cerca de 25.264 famílias dos bairros urbanos e periurbanos da cidade de Bissau, desde pequenos empresários e distribuidores, serviços públicos, em particular a Câmara Municipal de Bissau. Sendo o beneficiário final toda a população urbana e periurbana da cidade de Bissau.

Fumukaba


Deste modo, ao longo do projeto foram disponibilizados 24.200 pacotes de gás butano (um fogão acoplável, uma carga e uma botija de 6 kg) pelos agregados familiares de Bissau. A ação contou com o envolvimento local dos Ministérios, da empresa Petromar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau, das organizações da sociedade civil - Associação Nacional para o Desenvolvimento Local Urbano, Comité Nacional de Voluntários e Rede Nacional das Associações Juvenis, das rádios Jovem e Sol Mansi, músico Binhan (produtor de uma música específica para o projeto), grupo Netos do Bandim e com a colaboração dos artistas - desenhadores Fernando e Manuel Júlio.

A ação, coroada de enorme adesão, afirma-se positivamente em Bissau e para a qual contribuíram as campanhas de divulgação nas rádios, jornais e televisão, a utilização de uma vasta rede de outdoors espalhados por toda a cidade, os espetáculos de animação e as iniciativas de sensibilização, de proximidade e com recurso a viatura adaptada, nos bairros e locais populares da cidade, suportadas num vasto conjunto de materiais informativos e de visibilidade acrescida, distribuídos à população, de que se destaca um livrinho, sob a forma de história, dirigido à camada mais jovem.

Nesse mesmo sentido, no âmbito do projeto FumuKaba foi concebida propositadamente a música "FUMUKABA", da autoria do guineense Binhan Quimor. Oiça aqui: https://www.uccla.pt/sites/default/files/binhan_quimor_-_fumo_kaba.mp3. Tendo sido, de igual modo, produzido um folheto informativo: https://www.uccla.pt/sites/default/files/triptico_fumukaba_energias_domesticas_gb_net.pdf.

Em suma, a população de Bissau abraçou e adotou, de forma esclarecida, a solução apresentada pelo projeto, ação essa comprovada pela significativa procura e rápida escassez do produto nos distribuidores. No final do projeto foi, ainda, possível encontrar no mercado produtos similares, introduzidos e comercializados por diversos operadores independentes. O projeto permitiu evitar a desflorestação de cerca de 100 mil hectares, bem como a emissão de mais de 530 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.

Dado o sucesso do projeto, este foi distinguido com o prémio nacional do Energy Globe Award - Prémio Mundial para a Sustentabilidade -, atualmente o prémio ambiental mais reconhecido a nível mundial, que tem como objetivo premiar projetos inovadores e sustentáveis, a nível global, aumentando assim a projeção e reconhecimento dos mesmos. Saiba mais em https://www.energyglobe.info/national/winner/guineabissau.

Brochura Fumukaba

 

Consulte algumas das notícias e publicações relacionadas:

Fumukaba 

União Europeia e Galp lançam projecto para levar gás butano a cerca de 130 mil guineenses

Projeto “Fumu Kaba” mostra que na Guiné-Bissau cozinhar a gás é mais saudável que a carvão – UCCLA

Projeto Fumukaba distinguido com o prémio nacional do Energy Globe Award

Projeto Fumukaba distinguido com o prémio nacional do “Energy Globe Award”

Pacto de Autarcas para a África Subsariana. As Próximas Etapas

Chegar a todos, por um futuro melhor

 

 

 

Publicado em 23-12-2022