UCCLA acolheu lançamento do CD "Canto Terceiro da Sereia: O Encanto" e do livro "Marítimos"

UCCLA acolheu lançamento do CD "Canto Terceiro da Sereia: O Encanto" e do livro "Marítimos"

Assinalar os 45 anos da República de Angola e os 66 anos da Fundação do Clube Marítimo Africano foi o propósito do lançamento em Portugal do CD "Canto Terceiro da Sereia: O Encanto" (ed. 2020) e do livro "Marítimos" (ed. 2020), no dia 26 de setembro, no auditório da UCCLA - num evento organizado pelos autores Filipe Zau, Filipe Mukenga, editora Perfil Criativo, Embaixada de Angola em Portugal e UCCLA.

Lancamento CD e Livro-Filipes_4802  Lancamento CD e Livro-Filipes_4826  Lancamento CD e Livro-Filipes_4817

Lancamento CD e Livro-Filipes_1484  Lancamento CD e Livro-Filipes_1495  Lancamento CD e Livro-Filipes_1514

Lancamento CD e Livro-Filipes_1541  Lancamento CD e Livro-Filipes_1505  Lancamento CD e Livro-Filipes_4838

Lancamento CD e Livro-Filipes_1561  Lancamento CD e Livro-Filipes_1567  Lancamento CD e Livro-Filipes_1582

Lancamento CD e Livro-Filipes_4856  Lancamento CD e Livro-Filipes_1599



Por questões de força maior, os autores estiveram presentes apenas através da plataforma Zoom, e não presencialmente como seria o seu desejo. Também em videoconferência, estiveram presentes várias individualidades ligadas à área da cultura, da história. Presente na sala esteve o Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca, entre outras personalidades.

O evento, coordenado pelo editor João Ricardo Rodrigues, contou com três convidados especiais na sala: Alberto Oliveira Pinto (escritor e historiador), Luís Moreira (encenador e realizador) e Telmo Lopes (produtor musical), que intervieram dando a conhecer um pouco melhor as obras agora apresentadas.
 

Ouça aqui o evento de lançamento do CD "Canto Terceiro da Sereia: O Encanto" e do livro "Marítimos"

 

UCCLA acolheu lançamento do CD "Canto Terceiro da Sereia: O Encanto" e do livro "Marítimos"

UCCLA acolheu lançamento do CD "Canto Terceiro da Sereia: O Encanto" e do livro "Marítimos"   UCCLA acolheu lançamento do CD "Canto Terceiro da Sereia: O Encanto" e do livro "Marítimos"   UCCLA acolheu lançamento do CD "Canto Terceiro da Sereia: O Encanto" e do livro "Marítimos"

Notícia relacionada:
Epopeia dos marítimos africanos enaltecida em Lisboa – DW

 

Sinopses:

O “CANTO TERCEIRO DA SEREIA, O ENCANTO” faz parte de uma trilogia musical, iniciada nos anos 90, inspirada na “Kianda”, figura mitologia dos pescadores da Ilha de Luanda.
Uma ópera jazz, de Filipe Zau e Filipe Mukenga, com quatro actos/ciclos que têm como pano de fundo as memórias de um tripulante em navios da antiga marinha mercante e de um seu irmão, condutor de uma máquina a vapor na antiga linha férrea do Amboim. A razão do reencontro entre os dois irmãos, após um afastamento forçado, deveu-se ao facto de o café produzido no interior da província do Kwanza Sul ser, na década de 50, transportado pelo corredor Gabela/Porto Amboim, para, depois de armazenado nos grandes armazéns do litoral, ser exportado para o mundo em navios cargueiros atracados ao largo, por falta de um porto acostável.
Esta ópera está dividida em quatro ciclos:
• CICLO DA TERRA (O reencontro)
• CICLO DO FOGO (À hora da partida)
• CICLO DA ÁGUA (Do mar e da kianda)
• CICLO DO AR (Tempo de recordação)

CD Filipe Zau e Filipe Mukenga


Gravado, entre 2014 e 2019, em estúdios em Luanda, Paris, Amesterdão, Lisboa, Faro e Los Angeles. Uma edição Alende (Angola) e Perfil Criativo (Portugal).
CD disponível nas lojas FNAC e na plataforma www.AUTORES.club


Livro “MARÍTIMOS”
Depois do encanto do canto da sereia, anunciado por Luís Vaz de Camões, e revelado pela música dos angolanos Zau e Mukenga, este CD chega ao mercado português acompanhado de um livro especial “MARÍTIMOS” (Ed. 2020), de Filipe Zau. Uma peça artística com a história dos africanos em Portugal. E em especial os marinheiros africanos e a sua participação na ruptura com o Império no século XX.
Esta edição dedicada ao 45.º aniversário da República de Angola e no 66.º aniversário do Clube Marítimo Africano começa com uma extensa selecção das fichas dos sócios Clube Marítimo Africano, descobertas no Arquivo Tchiweka* de Documentação, onde é possível descobrir, entre outros, duas das grandes referências históricas do nacionalismo africano: Amílcar Cabral e Agostinho Neto.
Esta primeira parte é acompanhada das letras da música da lítero-musical “CANTO TERCEIRO DA SEREIA, O ENCANTO”.
O primeiro capítulo “Escravos e aristocratas negros em Portugal” é ilustrado com peças surpreendentes do projecto de fotografia no campo da arte “Revelar a memória a partir do esquecimento”, de JRicardo.
O segundo capítulo é dedicado às “Associações de africanos em Portugal” e o terceiro capítulo à “Acção clandestina e prisões políticas”. A terminar, uma reflexão de André Corsino Tolentino.

*Nome de guerra de Lúcio Lara.

Livro Marítimos

Este livro para colecionadores está disponível na plataforma www.AUTORES.club. Uma edição Alende (Angola) e Perfil Criativo (Portugal).

Publicado em 27-09-2020