Cerimónias comemorativas do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Lisboa

Cerimónias comemorativas do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Lisboa

As comemorações do 10 de junho- Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foram assinaladas este ano numa cerimónia simbólica no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

A cerimónia começou com o içar da bandeira e o hino nacional executado pela Banda da Força Aérea, no exterior do Mosteiro dos Jerónimos, com uma guarda de honra formada por cadetes dos três ramos das Forças Armadas.

De seguida, discursou o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, presidente da Comissão Organizadora do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a que se seguiu a intervenção do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que encerrou as Cerimónias. Os discursos foram proferidos nos claustros do mosteiro, depois de o Presidente da República depor uma coroa de flores no túmulo de Camões e prestar homenagem aos mortos em combate, na Igreja de Santa Maria de Belém.

Os seis convidados presentes corresponderam aos primeiros lugares da lista de precedências do Protocolo do Estado, que é encabeçada pelo chefe de Estado, seguindo-se o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro e os presidentes do Supremo Tribunal de Justiça, do Tribunal Constitucional, do Supremo Tribunal Administrativo e do Tribunal de Contas.

 

Ouça os discursos proferidos no Dia Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

 

Foto: Presidência da República

Publicado em 10-06-2020