Portugal eleito membro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas

Portugal eleito membro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas

Portugal foi eleito membro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), para um mandato de três anos a partir de 1 de janeiro. O órgão tem um total de 54 Estados-membros.

A missão permanente de Portugal, junto da ONU, já foi membro deste conselho entre 2015 e fim de 2017.

Para obter uma cadeira no conselho foram necessários a maioria de dois terços dos votos, ou seja, no mínimo 128 votos em caso de participação dos 193 membros das Nações Unidas.

Junto de Portugal, garantiram os seus lugares no ECOSOC a Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Bulgária, França, Guatemala, Ilhas Salomão, Indonésia, Japão, Libéria, Líbia, Madagáscar, México, Nigéria, Reino Unido e Zimbabué.

O ECOSOC foi criado em 1945, como um dos seis órgãos principais da ONU, e atua, em ligação a outras entidades da organização, para o desenvolvimento sustentável, em três dimensões principais: económica, social e ambiental.

Este órgão promove um fórum político de alto nível e um fórum de cooperação para o desenvolvimento, além de, todos os anos, estruturar o seu trabalho em torno de um tema anual de importância global para o desenvolvimento sustentável.

 

Mais informações sobre Portugal eleito membro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas

 

 

 

Publicado em 18-06-2020