Inauguração do Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa

Inauguração do Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa

A cidade de Lisboa (Membro Efetivo da UCCLA), em Portugal, conta, desde o dia 4 de dezembro, com um Centro Cultural de Cabo Verde com o objetivo de promover e difundir a cultura cabo-verdiana. Em representação do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, esteve presente o assessor José Bastos.  
 
O novo espaço cultural está instalado na antiga sede da UCCLA, na Rua de São Bento, uma zona do centro da cidade que foi habitada por uma vasta comunidade cabo-verdiana, sobretudo figuras da cultura. 
 
Este projeto resulta de uma promessa de António Costa, no período em que era presidente da câmara da capital. “Palavra dada, palavra honrada”, começou logo por dizer Fernando Medina, atual presidente da autarquia lisboeta.
 
O governo cabo-verdiano irá avançar com as obras de recuperação e conservação necessárias com vista a desenvolver, tão breve quanto possível, com a divulgação da história e cultura de Cabo Verde.
 
Ulisses Correia e Silva, Primeiro-Ministro de Cabo Verde, elogiou a escolha da Rua de São Bento para sede do centro cultural, sobretudo pela sua proximidade face a elementos mais antigos da comunidade cabo-verdiana, e deixou em seguida um recado dirigido a Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, "espero que este centro cultural faça parte do roteiro turístico de Lisboa".
 
 
 
 
 
Publicado em 05-12-2018