Ponte Maputo-Katembe já está em funcionamento

Ponte Maputo-Catembe já está em funcionamento

A ponte Maputo-Catembe, que vai ligar as duas margens da baía da capital de Moçambique, foi inaugurada no dia 10 de novembro. O megaprojeto, com financiamento chinês, custou 785 milhões de dólares e deverá desenvolver o turismo na região.
 
A construção da ponte foi adjudicada ao grupo chinês China Road and Bridge Corporation (CRBC), tendo sido financiada com empréstimos concedidos pelo Banco de Exportações e Importações da China.
Na cerimónia, que contou com a presença do embaixador da China em Moçambique, Su Jian, o Presidente Filipe Nyusi descerrou uma lápida e cortou a fita simbólica para “abrir” a ponte que une Maputo à Catembe, a maior ponte suspensa de África e a mais cara obra do país desde a independência, em 1975.
 
A ponte tem um tabuleiro suspenso de 700 metros e duas rampas de acesso com mais de um quilómetro cada e atravessa a baía a 60 metros de altura, suficiente para que cargueiros passem pelo porto de Maputo.
 
As portagens custam entre 160 meticais (2,6 dólares) para a classe 1 e 1200 meticais para a classe 4, havendo um desconto de 75% para determinados utilizadores, como sejam os frequentes, os transportes semicolectivos e autocarros de passageiros e tratores com e sem atrelado. 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 12-11-2018