Rio de Janeiro lança Programa de Moto Patrulhamento da Guarda Municipal

Rio de Janeiro lança Programa de Moto Patrulhamento da Guarda Municipal

Com vista a reduzir os índices de criminalidade na cidade do Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, a Prefeitura implementou o Programa de Moto Patrulhamento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) - com a entrega de 100 das 250 motos Honda 300 cilindradas doadas pelo grupo Multiplan. 
 
O programa teve início na zona de Copacabana, seguindo-se Campo Grande, Bangu, Barra da Tijuca, Madureira e Centro, entre outros bairros.
 
O programa está entre as diversas medidas que vêm sendo adotadas, desde o início do atual governo, para contribuir com as forças de segurança pública na redução dos índices de criminalidade na cidade.
 
De acordo com o prefeito, Marcelo Crivella, tem havido um elevado investimento em ações de segurança “com parcerias que tornam a nossa Guarda uma força auxiliar da PM. Enquanto a Polícia faz incursões atrás de fuzis e encastelados no tráfico de drogas, a GM está nas calçadas e já atua na mesma frequência de rádio da PM. A Inteligência da Guarda Municipal e as nossas câmaras estão em sincronia com as da Polícia. São fatos que fortalecem nossas ações de segurança e demonstram que não vamos esmorecer”.
 
O secretário Municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, destacou o esforço da atual administração na construção de políticas públicas de segurança que vêm resultando numa esperança para a população.
 
A inspetora geral Tatiana Mendes afirmou que “com a entrega das motos, a GM-Rio recria o Grupamento de Guardas Motociclistas, que vai realizar rondas preventivas e ostensivas, alinhadas a ações integradas de tecnologia com o recebimento de informações e imagens do nosso Núcleo de Video Patrulhamento e de nossa Assessoria de Inteligência”.
 
 
O moto patrulhamento
 
No primeiro mês, o patrulhamento envolverá ao todo 74 guardas (20 por dia), divididos em cinco equipes de três motos cada que vão atuar das 7h às 19h. A atuação baseia-se nos indicadores de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) que apontam os locais onde os crimes de menor potencial ofensivo (como roubos e furtos a transeunte e turistas) são mais elevados. 
 
A GM-Rio está a promover o curso de aperfeiçoamento de motociclistas, que teve início no dia 19 de junho, com aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores da Academia de Ensino na própria sede da instituição, em São Cristóvão, e no Parque Radical de Deodoro. Um grupo de 74 GMs já está habilitado a atuar no moto patrulhamento. Outros 83 guardas estão em treino na sede da GM-Rio. Além do curso promovido pela instituição, o efetivo também participou no estágio básico de moto patrulhamento no Batalhão de Choque da Polícia Militar, complementando a formação dos agentes.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 28-08-2017