Delegação da UCCLA em Macau

Delegação da UCCLA em Macau

Na sequência da deslocação a Macau, a convite do governo desta Região Administrativa Especial, de uma delegação da UCCLA - integrada pelo presidente da Assembleia Geral General Higino Carneiro, em representação da cidade de Luanda, e pelo Secretário-Geral Vitor Ramalho - esteve também presente o presidente da Associação Empresarial de Luanda, que é também da Federação Empresarial de Língua Portuguesa, Francisco Viana.
 
A delegação, que esteve no território de 11 a 15 de junho, teve reuniões com diversas entidades. De referir que Francisco Viana, juntamente com quadros responsáveis do Governo Provincial e da Comissão Administrativa de Luanda, participaram em todos os encontros e audiências realizadas.
 
    
 
A delegação teve reuniões com a administradora do IPIM (Instituto de Participações e Investimentos de Macau), Glória Ung, com o Vice Reitor da Universidade de Macau, Rui Paulo da Silva Martins, com o presidente do IACM (Instituto de Ação Cívica de Macau), José Maria da Fonseca Tavares - que ofereceu um jantar à delegação e informou a secretária geral do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa e do Fundo de Macau, Xu Yingzhen, das diligências desenvolvidas e das propostas formuladas -, tendo ainda apresentado cumprimentos ao investigador do dialeto Patuá e presidente da Associação de Macaenses, Miguel Sena Fernandes, bem como ao diretor do jornal Ponto Final, Marco Carvalho - com que a UCCLA se associou no ultimo Festival Literário de Macau, realizado em março passado e beneficiando do apoio da Fundação Macau.
 

(Secretário Executivo de Macau, membros da delegação, Assessores do Secretário Executivo e Dr.ª O Tin Lin)
 
   
(Reunião com chefe do executivo)
 
    
(Delegação da UCCLA com administradora do IPIM - Instituto de Participações e Investimentos de Macau, Glória Batalha Ung, e elementos do IPIM)
 
(Delegação visita espaço com produtos dos países lusófonos, no IPIM)
  
(Consulado de Angola em Hong Kong com a delegação e membros do Consulado) (com o vice-reitor da Universidade de Macau, Rui Martins)
 
O diretor da sucursal do Banco da China em Macau, Ip Sio Kai, ofertou um jantar aos membros da delegação, que contou com a presença do presidente da Autoridade Monetária de Macau, Teng Lin Seng, do diretor executivo, Wilson L. F. Young, para além do Secretário-Geral de Associação de Bancos de Macau, Ding Tingzhong. 
 
O Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, o presidente da AEL e do FELP, acompanhados da Cônsul de Angola em Macau, deslocaram-se, ainda, à residência do Cônsul de Portugal em Macau e Hong Kong, Vitor Sereno, a quem Vitor Ramalho informou e trocou impressões sobre os resultados da visita inclusive da audiência concedida no final, pelo chefe do executivo de Macau. 
 
A visita a Macau foi preparada e sempre acompanhada, desde a chegada a Hong Kong, pela responsável da delegação económica de Macau em Lisboa, O Tin Lin, que esteve presente em todas as audiências, reuniões e jantares, e ofereceu, ainda, aos membros da delegação um jantar no dia 12 de junho. 
 
A delegação foi chefiada pelo presidente da mesa da Assembleia geral da UCCLA, Higino Carneiro, que regressou, via Hong Kong, na noite de 15 para 16 de junho. No dia 14 de junho, Higino Carneiro ofereceu um almoço a algumas personalidades de referência de Macau.
 
Em resultado das diligências efetuadas, Angola aceitou ser o país de referência na Feira Internacional de Negócios de Macau, que decorrerá de 19 a 21 de outubro próximos, tendo-se consensualizado o propósito da UCCLA e do FELF promoverem, em Macau, no dia 20 de outubro, uma iniciativa subordinada ao tema “Cidades Sustentáveis” que reforce  Macau como plataforma da República Popular da China com as cidades dos países de língua oficial portuguesa na lógica da cooperação China/África. 
 
Projeta-se nessa iniciativa dinamizar uma bolsa de negócios através da apresentação de propostas concretas, admitindo-se realizar, anualmente, em cidades do mundo lusófono, eventos com o mesmo objetivo.
 
Os membros da delegação expuseram sempre estes objetivos em todos os encontros realizados, tendo obtido não apenas compreensão mas apoio e incentivo à concretização deles.
 
O alargamento de bolsas de estudo a estudantes de países lusófonos, apoiadas pela Fundação Macau, e o intercâmbio entre Universidades foram outras das matérias que se priorizaram, nomeadamente na reunião com o chefe do executivo de Macau.
 
 
 
Publicado em 15-06-2017