Inaugurada Avenida Samora Machel em Luanda

Inaugurada Avenida Samora Machel em Luanda

Uma avenida com o nome do primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Machel, foi inaugurada em Angola, no município de Talatona, Luanda. Trata-se de uma das avenidas mais movimentadas, por fazer a ligação entre duas regiões densamente povoadas da província de Luanda.
 
O Governador da Província de Luanda, General Higino Carneiro, evocou a importância do ato, tendo em conta o papel desenvolvido por Samora Moisés Machel na luta pela independência, não só do seu país como também de outros países da região da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral).
 
“Trata-se de desenvolver uma ação efetuada no âmbito da lei que nos conduz a atribuição de nomes a avenidas, ruas, parques, largos, praças, nomes de figuras relevantes do nosso país e também do estrangeiro. A esta avenida, o nome de Samora Moisés Machel, ilustre figura internacional, combatente da liberdade e também primeiro Presidente da República de Moçambique. Angola e Moçambique são nações irmãs, cujos povos tem uma história comum”, referiu o Governador. 
 
O embaixador moçambicano, acreditado em Angola, Santos Álvaro, considerou o ato como sendo de grande simbolismo político e representa um marco importante nas relações de cooperação e de amizade entre os dois países.
 
“Este gesto é um grande marco na história das relações entre Moçambique e Angola. A cerimónia que presenciamos visa essencialmente homenagear o empenho pessoal do Presidente Samora Machel na consolidação e reforço dos laços históricos de cooperação, amizade e irmandade existente entre Moçambique e Angola”, disse o embaixador.
 
 
 
 
 
Publicado em 18-05-2017