Tomada de posse do Presidente da República de Timor-Leste

Tomada de posse do Presidente da República de Timor-Leste

O Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, vai tomar posse no dia 20 de maio, em Tasi-Tolu, arredores de Díli, exatamente no mesmo local em que proclamou a restauração da independência do país. 
 
Francisco Guterres Lu-Olo foi eleito, dia 20 de março, como Presidente da República de Timor-Leste, obtendo 57,08% dos votos válidos. A 20 de maio passa a ser o 6.º presidente timorense desde a proclamação e o 4.º desde a restauração da independência.
 
Nasceu a 7 de setembro de 1954 em Ossú, zona remota de Timor-Leste, no subdistrito de Viqueque, a sudeste de Díli. É um homem que passou grande parte da vida a combater soldados indonésios nas montanhas de Timor-Leste - fugiu para o mato pouco depois da invasão indonésia em 1975 e só entregou as armas em 2000.
 
A lei prevê que o chefe de Estado eleito tome posse numa sessão solene do plenário que será aberta às 22h30 do dia 19 de maio (hora local) pelo presidente do Parlamento Nacional, Adérito Hugo da Costa. Depois de lido o Acórdão do Tribunal de Recurso que confirma a vitória eleitoral de Lu-Olo nas eleições presidenciais de 20 de março, será feito o juramento e assinado o auto de posse de declaração de compromisso.
 
Esse ato de posse decorre às 00h00 de 20 de maio, exatamente a mesma hora e no mesmo local que Lu-Olo, então presidente do Parlamento Nacional, proclamou a restauração da independência perante dezenas de líderes mundiais. Após o juramento, Lu-Olo deverá fazer o seu primeiro discurso enquanto chefe de Estado.
 
A tomada de posse de Lu-Olo é o ponto alto das comemorações dos 15 anos da restauração da independência, que começam a 18 de maio com uma missa de Ação de Graças na Catedral de Díli. A 22 de maio decorre a Conferência Global sobre a Agenda 2030, com o tema “Um roteiro para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos países frágeis e afetados pelo conflito”.
 
 
 
 
 
Publicado em 05-05-2017