UCCLA acolheu debate sobre Desporto e Educação Económica e homenageou antigas glórias do futebol

UCCLA acolheu debate sobre Desporto e Educação Económica e homenageou antigas glórias do futebol

A UCCLA foi o palco, dia 30 de março, do debate subordinado ao tema “Desporto e Educação Económica” e da homenagem às antigas glórias do futebol Mário Coluna, Matateu, Lucas Vicente, Augusto Matine e Hilário da Conceição – iniciativa promovida pela Casa de Moçambique.
 
A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Estado da Juventude e Desportos de Portugal, João Paulo Rebelo, Cônsul Geral de Moçambique em Portugal, Geraldo Saranga, Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, e pelo presidente da Casa de Moçambique, Enoque João.
 
    
 
Vítor Ramalho falou do papel e da importância da língua portuguesa, representando atualmente a 4.ª mais falada no mundo, e do seu valor económico. 
 
Enoque João agradecendo a presença de todos, presenteou as individualidades presentes com uma das imagens de marca de Moçambique, a capulana.
 
    
 
“Que tipo de relação pode existir entre o desporto e a economia? Reciprocidade? Complementaridade? Concorrência? Antagonismo? Hierarquia?” questionou Geraldo Saranga.
 
João Paulo Rebelo deu a conhecer os números do desporto, adiantando que existem 600 mil praticantes desportivos federados em Portugal, 20 mil treinadores, mais de 10 mil clubes e 40 mil pessoas praticantes voluntários.
 
    
    
 
O debate decorreu no âmbito do ciclo de debates sobre "A Língua como Bandeira Económica” promovidos pela Casa de Moçambique e que contam com o apoio institucional da UCCLA.
 
Teve lugar um momento musical pelo músico Otis.
 
  
  
 
 
 
 
 
Publicado em 31-03-2017