Encontro de Literatura Infanto-juvenil da Lusofonia

Encontro de Literatura Infanto-juvenil da Lusofonia

A terceira edição do Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, promovido pela Fundação “O Século”, vai decorrer de 13 a 18 de março, em São Pedro do Estoril.
 
Durante uma semana, escritores, ilustradores, contadores de histórias e diferentes especialistas vão-se reunir com o objetivo de promover o debate em torno da literatura para a infância e juventude e a circulação do livro e do autor no espaço da Lusofonia.
 
Eliana Yunes - investigadora brasileira, fundadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura -, Flávia Lins e Silva e Clóvis Levi (Brasil), Odair Varela Rodrigues (Cabo Verde), Teresa Noronha (Moçambique) e Ana Paula Tavares (Angola), Rita Taborda Duarte, Luísa Ducla Soares são alguns dos nomes de escritores que já confirmaram a sua presença na edição deste ano. 
 
O 3.º encontro vai, ainda, contar com a presença dos ilustradores Mafalda Milhões, Mónica Cid, Maria Remédio e Margarida Botelho.
 
Manuela Silva, Rede de Bibliotecas Escolares; Fernando Pinto Amaral, Diretor do Plano Nacional de Leitura;  José Jorge Letria, Sociedade Portuguesa de Autores e Elísio Sumavielle, Presidente do Centro Cultural de Belém e ex-Secretário de Estado da Cultura, são alguns dos convidados especiais que marcarão presença neste Encontro.
 
À semelhança das edições anteriores, este 3.º Encontro arranca dia 13 de março, com a visita de escritores, contadores de histórias e ilustradores às escolas, onde irão participar em sessões de leitura e conversa com crianças dos estabelecimentos de ensino dos vários concelhos da Grande Lisboa.
 
A partir de 16 de março, os trabalhos deste 3.º encontro centram-se nas instalações da Fundação “O Século”, em São Pedro do Estoril, onde escritores, ilustradores, contadores de histórias e diferentes especialistas se vão reunir com o objetivo promover o debate em torno dos temas relacionados com a literatura para a infância e juventude.
 
“As bibliotecas escolares e o futuro da promoção da leitura”; “Caminhos para a literacia visual”; “Oratura e literatura na lusofonia”; “Os jovens escritores, as escolas e o mercado editorial”; “Edição, divulgação  e comercialização dos livros infantis” e “A literatura para a infância e juventude como instrumento de consolidação da lusofonia”, são os temas em debate nas diferentes mesas redondas, que irão decorrer no Auditório Comendador Rui Nabeiro, na Fundação “O Século”.
 
Para além dos debates, destaque, ainda, para a Feira do Livro que irá decorrer de 16 a 18 de março, e para a realização de oficinas pedagógicas, que terão lugar, no último dia do Encontro (18 de março): A poesia na sala de aulas (José António Franco); Estimulação de criatividade (Ana Bela Mendes); Ilustração (Mafalda Milhões), e Vamos inventar uma história (David Machado).  
 
O antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, preside, mais uma vez, à Comissão de Honra deste Encontro, que conta ainda com a presença do Professor Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura; Dra. Teresa Calçada, Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura; e Dra. Leonor Riscado, da Escola Superior Educação de Coimbra. Integram, também, a Comissão de Honra os escritores: Pepetela (Angola), Mia Couto (Moçambique); António Torrado (Portugal) e Ana Maria Machado (Brasil).
 
 
Para informações e inscrições, consulte site oficial do encontro em www.lusofonia.oseculo.pt
 
 
 
Publicado em 01-03-2017