União Europeia abre concurso de curtas para PALOP e Timor-Leste

União Europeia abre concurso de curtas para PALOP e Timor-Leste

Jovens cineastas dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de Timor-Leste podem candidatar-se ao concurso de curtas-metragens aberto pela União Europeia (UE), até ao dia 26 de março.
 
É no âmbito da comemoração dos 25 anos do programa de cooperação regional com a UE, o PALOP-TL/UE que este concurso é aberto e que garante a oportunidade aos seis vencedores - um por cada país integrante do grupo - de receberem um fundo para a produção do filme. Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste formam o grupo beneficiário do programa de cooperação regional com a União Europeia.
 
Os realizadores premiados poderão ainda participar de uma residência artística a realizar-se em Maputo, Moçambique, de 24 de abril a 5 de maio de 2017. As inscrições decorrem entre 10 de fevereiro e 26 de março.
 
As obras a concurso deverão ser inéditas e cumprir com os critérios técnicos formais de uma curta-metragem, nomeadamente não ter mais do que trinta minutos de duração.
 
O conteúdo das narrativas cinematográficas deverá responder ao propósito da competição – que promove também a igualdade de oportunidades de género - de reforçar o conhecimento sobre a diversidade e semelhanças entre as várias culturas nacionais, no contexto de uma história e língua oficial comuns.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 20-02-2017