Novos membros da Academia Galega da Língua Portuguesa

Novos membros da Academia Galega da Língua Portuguesa

No dia 14 de janeiro, a Academia Galega da Língua Portuguesa dá posse na Casa da Língua Comum, em Compostela, aos novos académicos correspondentes da Academia – a angolana Irene Alexandra Neto e o brasileiro Gilvan Müller de Oliveira.
 
A abertura da cerimónia será feita pelo presidente da Academia, Rudesinho Soutelo.
 
Irene Alexandra Neto é presidente do Conselho de Administração da Fundação Dr. António Agostinho Neto e Deputada da Assembleia Nacional de Angola, presidindo à 7.ª Comissão de Saúde, Família, Juventude e Desportos, Antigos Combatentes e Ação Social. De 2005 a 2007 foi Vice-Ministra das Relações Exteriores da República de Angola para a Cooperação, sendo a primeira mulher angolana a exercer esse cargo. Com anterioridade, fez parte do Grupo Dinamizador do Ensino Superior, da Brigada Jovem de Literatura de Luanda e da Direção da Alliance Française de Luanda. Atualmente é membro do Comité Central do MPLA e do Júri do Prémio Internacional de Investigação Histórica “Agostinho Neto”.
 
Gilvan Müller de Oliveira é Professor Adjunto no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretário Executivo Adjunto da MAAYA - Rede Mundial de Multilinguismo, com sede em Paris, Gilvan Oliveira exerceu, entre 2010 e 2014, a Direção Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), situado em Cabo Verde. À frente dessa instituição promoveu o desenvolvimento do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) e do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna, entre outras iniciativas.
 
 
A mesma categoria de académicos correspondentes foi concedida anteriormente pela Academia Galega aos brasileiros Evanildo Bechara e Evando Vieira Ouriques, e aos portugueses Chrys Chrystello, Adriano Moreira, João Malaca Casteleiro e  Eugénio Anacoreta Correia.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 08-01-2017