Atividades de urbanismo promovidas pela UCCLA na Ilha de Moçambique

Atividades de urbanismo promovidas pela UCCLA na Ilha de Moçambique

No âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, o representante da UCCLA, Carlos Brito, esteve na Ilha de Moçambique, de 30 de outubro a 8 de dezembro, com vista à formação de quadros municipais da área urbana, ao levantamento topográfico de diversos locais e sessões de avaliação do trabalho já realizado.
 
A formação em desenho por computador - AutoCad, com duração de 44 horas, foi dada a 6 formandos dos serviços urbanos do município: Conselho Municipal da Ilha de Moçambique (CMCIM), Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas (SDPI) e Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM).
 
 
 
No âmbito do projeto de requalificação do espaço público em Macuti (zona insular) e do plano de urbanização em Patamar, Tocolo (zona continental), foram executados os levantamentos topográficos de ambos os locais, com acompanhamento de funcionários dos Serviços Urbanos e do representante da UCCLA.
 
Para a requalificação do espaço público em Macuti, foram executados os levantamentos métricos do mercado de Nália e do Paiol, cujo edificado se prevê reabilitar e atribuir um novo uso. Os trabalhos de campo foram acompanhados pelo técnico da UCCLA e em regime de “formação-produção”, por 4 funcionários do CMCIM, 1 do GACIM e 1 do SDPI.
 
    
 
Nos dias 5 e 6 de dezembro, decorreram os trabalhos de avaliação do trabalho desenvolvido nas várias componentes do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique.
Estas sessões de trabalho contaram com a participação do presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, Saíde Gimba, representantes do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal em Moçambique, representantes das componentes 1 (Técnico da UCCLA), 2 e 3, representantes dos parceiros locais: CMCIM, GACIM e EPIM, representante da Universidade Lúrio em Nampula, representantes dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Cultura, Género, Criança e Ação Social, Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional.
 
Nestas reuniões fez-se apresentação geral das atividades desenvolvidas em cada componente, envolvendo os parceiros locais, procedeu-se à visita aos locais onde as atividades mais se fizeram sentir e debateu-se sobre o aprofundamento de sinergias entre os vários parceiros que participam no Cluster.
 
A sessão de encerramento contou com a presença do administrador do Distrito da Ilha de Moçambique, Luciano Augusto.
 
 
Estas atividades decorrem no âmbito da 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 2 - Urbanismo. Entidades executoras: UCCLA em parceira com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo e Câmara Municipal de Lisboa. Financiamento: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
 
De referir que a 2.ª fase centra-se em 4 componentes de intervenção:
Componente 1: Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique - UCCLA - e que tem 5 eixos de atividade: Eixo 1 - Apoio aos Órgãos Municipais; Eixo 2 - Urbanismo; Eixo 3 - Salubridade Ambiental; Eixo 4 - Educação; Eixo 5 - Promoção do Turismo.
Componente 2: Upgrade Educativo e Formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique (EPIM);
Componente 3: Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique;
Componente 4: Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM).
 
Publicado em 17-12-2016