Angola vai ter regiões metropolitanas

Angola vai ter regiões metropolitanas

Angola vai passar a ter uma nova organização administrativa que tem em vista a criação de regiões metropolitanas, de acordo com a nova lei de bases da organização administrativa do território. Esta nova legislação é tida como um dos passos necessários à realização das primeiras eleições autárquicas no território.
 
A nova organização prevê para efeitos de gestão do território angolano as circunscrições territoriais que podem agora ser estruturadas em unidades urbanas, como região metropolitana e cidade, e em aglomerados populacionais, neste caso vila, povoação ou aldeia.
 
A nova legislação define a região metropolitana como “um conjunto de municípios e/ou cidades ligadas entre si fisicamente e através de fluxos de pessoas e serviços, que assumem importante posição económica, política, cultural e comercial”.
 
Na nova legislação mantém-se a organização do país para fins político-administrativos em províncias, municípios e comunas ou distritos urbanos, este último podendo ser subdividido em bairros.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 05-10-2016