Visita da delegação da UCCLA a Luanda

Visita da delegação da UCCLA a Luanda

Entre os dias 22 e 26 de julho, uma representação da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), coordenada e dirigida pelo Secretário-Geral, Vitor Ramalho, e com o assessor para a área de Angola, José Bastos, deslocou-se a Luanda, para realizar reuniões com os mais altos responsáveis do Governo Provincial de Luanda, com o presidente da Comissão Administrativa de Luanda e com os Administradores dos Municípios do Cazenga e Belas, entidades associadas da UCCLA.

 

   

(Reuniões com: Governador Provincial de Luanda, Bento Bento, Presidente da Comissão Administrativa de Luanda, José Tavares Ferreira, e Administrador do Municipio do Cazenga, Victor Nathaniel Narciso)


A finalidade da visita consistia no encetamento de diligências e ações integradas em projetos que envolvam as referidas entidades e para os quais a UCCLA se associou.

Os objetivos iniciais da visita foram, largamente, ultrapassados tendo os representantes da UCCLA tido oportunidade de realizarem reuniões de trabalho, envolvendo todos os Municípios de Luanda, para além do Governo Provincial, reunindo ainda com os presidentes das duas maiores instituições bancárias angolanas - Banco de Poupança e Crédito e Banco de Negócios Internacional -, e do mundo empresarial. A visita foi concluída com uma audiência com o Vice-Presidente da República, Dr. Manuel Vicente, a que se seguiu uma conferência de imprensa a que a comunicação social deu relevo significativo.
 

(Reuniões com: Vice-Presidente da República de Angola, Manuel Vicente, Administradora do Município de Belas, Joana António Quintas, Presidente do Conselho de Administração do BPC, Paixão Júnior, e Presidente do Conselho de Administração do BNI, Mário Palhares)

Para além das razões que motivaram a visita, foi possível consensualizarem-se propósitos de iniciativas futuras, propostas pela UCCLA e acarinhadas ao mais alto nível pelas autoridades angolanas, envolvendo uma homenagem aos jovens, de ambos os sexos, originários de ex-colónias portuguesas e que, sob o regime anterior, contribuíram, nos anos sessenta do século passado, de forma muito determinante, em Lisboa, para a luta da libertação dos povos colonizados, em solidariedade com os estudantes portugueses. Este objetivo, de salvaguarda da memória coletiva, será acompanhado de outras iniciativas que, seguramente, aproveitarão, em reciprocidade às PME’s (pequenas e Médias Empresas), em articulação com as ações projetadas para os municípios associados da UCCLA.

De salientar que a delegação da UCCLA visitou o monumento erguido em memória dos “Heróis que na manhã de 4 de Fevereiro (1961) quebraram as algemas”, o Complexo Escolar 329 do Cazenga, os estaleiros das obras integradas no Gabinete de Reconversão do Cazenga.

 

   
(Visita ao monumento erguido em memória dos “Heróis que na manhã de 4 de Fevereiro (1961) quebraram as algemas”)

(Visita Complexo Desportivo 329 e estaleiros das obras integradas no Gabinete de Reconversão do Cazenga)


Regista-se o acolhimento que a delegação da UCCLA teve em Angola, com uma cuidada programação e uma muito eficaz organização.

 

NOTA: Todas as fotografias, dos encontros/reuniões, foram enviadas pelas delegações e cedidas à UCCLA

 

Notícias divulgadas em diversos orgaos de comunicação social:

África 21 - UCCLA quer homenagear antigos estudantes das ex-colónias portuguesas

All Africa - Angola: Vice-President Receives Uccla's Secretary-General

Angola Press - UCCLA vai aprofundar relações com Comissão Administrativa da Cidade de Luanda

Jornal de Angola - Lusófonos concedem apoio às autárquicas angolanas

Portal do Governo de Angola - Vice-Presidente informado da intenção de homenagear antigos estudantes do Império

Rádio Nacional de Angola - Secretário-geral da UCCLA predisposto a tranquilizar tensão entre Angola e Portugal

Rádio Nacional de Angola - UCCLA apoia elevação de M’banza Congo a Património Cultural da Humanidade

Sol Angola - Portugal não deve pegar nas 'coisas negativas' de Angola

Publicado em 29-07-2013