Portugal propõe criação de Agenda Agrícola com Angola

Portugal propõe criação de Agenda Agrícola com Angola

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural português, Luís Capoulas Santos, propôs o lançamento da Agenda Bilateral Renovada com Angola, para fomentar o desenvolvimento dos setores agrícola e agroindustrial. 
 
Capoulas Santos recordou que a agricultura é um «setor determinante» para as economias dos dois países, com «interesses complementares». 
 
Apesar da crise angolana, devido à quebra nas receitas petrolíferas, que por sua vez está a levar o Governo a incentivar a aposta da produção agrícola e agroindustrial, Angola foi o terceiro principal mercado destas exportações para Portugal. Além disso, várias empresas portuguesas têm «fortes investimentos» em Angola na produção agrícola e pecuária, sublinhou o ministro. 
 
A proposta assenta em «três pilares fundamentais» de desenvolvimento, como o estabelecimento de parcerias que contribuam para «elevar o grau de autoabastecimento do setor agroindustrial angolano», nomeadamente com «estímulos e incentivos» ao reforço da produtividade e diversificação agrícola. 
 
Para Afonso Pedro Canga, ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural de Angola, “a Agenda Bilateral Renovada que se propõe deve ter em conta uma agricultura de cariz industrial e competitiva, que permita um salto qualitativo, mas também tendo em conta a pequena agricultura, do tipo familiar, fixando as populações nos seus territórios”. 
 
 
 
 
 
Publicado em 27-07-2016