Alunos timorenses vão estudar em Portugal e Cabo Verde

Alunos timorenses vão estudar em Portugal e Cabo Verde

Foram atribuídas bolsas de estudos a 75 alunos timorenses com o objetivo de estudar docência no ensino básico e secundário, áreas de maior necessidade em Timor-Leste.
 
António da Conceição, ministro da Educação timorense, destacou a importância deste programa de bolsas para o reforço dos recursos humanos timorenses, que conta com o apoio de Portugal, Cabo Verde e Cuba. "E falo-vos em português porque vocês vão estudar para países que falam português. É um desafio. Mas é obrigatório que o estudante domine a língua para poder aprender", afirmou.
 
Mediante os acordos bilaterais com Portugal, os alunos, terão inicialmente apoio intensivo na formação de língua portuguesa, completando depois um ano 'zero' nas universidades, antes de iniciar o curso formal.
 
São abrangidos por esta fase do programa um total de 75 bolseiros, dos quais 30 vão estudar para Portugal, 20 para Cabo Verde e 25 para Cuba. O programa deverá ser ampliado no futuro.
 
Além dos custos com as viagens e matrículas e propinas - pagas por Timor-Leste no âmbito de protocolos com os Governos dos países de destino - cada aluno receberá 300 dólares para instalação inicial e mais 300 dólares para material didático.
 
Nos últimos anos já beneficiaram de apoio mais de 3.400 bolseiros timorenses, que estudaram em vários países da Ásia, Europa, África e América Latina.

 
 
 
 
 
Publicado em 19-07-2016