Portugal e São Tomé vão assinar acordo de cooperação

Portugal e São Tomé vão assinar acordo de cooperação

Portugal e São Tomé e Príncipe vão assinar, este mês, o novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC) para quatro anos, avaliado em cerca de 43,5 milhões de euros.
 
O Programa Indicativo de Cooperação (PIC), agora designado de Programa Estratégico de Cooperação (PEC) em vigor abrange um período de quatro anos (2012-2015). Foi assinado em Lisboa, a 27 de novembro de 2013, pelo então Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, e pela Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Natália Umbelina.
 
Tem um envelope financeiro de 43,5 milhões de euros e estabeleceu como eixos prioritários de cooperação a boa governação, participação e democracia e o desenvolvimento sustentável e a luta contra a pobreza.
 
O próximo programa vai dar prioridade a áreas como saúde, educação, proteção social, defesa e administração interna, sectores onde, segundo a embaixadora portuguesa na capital são-tomense, Paula Silva, Portugal quer ver "reforçada, redinamizada e aprofundado o relacionamento com São Tomé e Príncipe".
 
Na área da saúde, os dois governos implementam o programa "Saúde para Todos" que abrange 23 especialidades médicas, cirúrgicas e de apoio ao diagnóstico.
Oftalmologia, otorrinolaringologia, imagiologia, laboratorial, medicina interna, medicina pediátrica, ortopédica, formação e investigação científica contam-se entre as diversas componentes deste projeto.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 14-06-2016