Feira do Livro de Maputo

Feira do Livro de Maputo

Decorreu, dia 4 de maio, na Escola Secundária Josina Machel, a sessão de apresentação da Feira do Livro de Maputo - que terá lugar no reabilitado Jardim Tunduro, no centro de Maputo, nos próximos dias 6, 7 e 8 de outubro.
 
Marcaram presença o vereador de Educação, Cultura e Desporto, Simão Mucavele, Diretora Municipal do Departamento do Arquivo, Documentação e Biblioteca, Cristina Manguele, bem como de outros colaboradores, nomeadamente a Consul da Embaixada de Espanha em Moçambique, Diretora Municipal do Gabinete de Relações Internacionais, Natacha Morais, representante da Diretora Municipal de Educação, Cultura e Desportos, Irene Galindo, Departamento Cultural da Embaixada de Espanha, representante da Câmara Municipal de Lisboa, Carla Antunes, representante da Associação Moçambicana da Língua portuguesa (AMOLP), Anciena Manave, representante do Centro Cultural Franco Moçambicano, Vitória Massingue, estudantes da Escola de Comunicação e Arte (ECA) e alunos das Escolas Secundárias.
 
    
 
Esta Feira tem como objetivos democratizar o acesso ao livro e incentivar o gosto pela leitura, como fonte do conhecimento, prazer e cidadania, promover um debate profundo na literatura moçambicana e internacional e criar oportunidade para os novos escritores moçambicanos, estimular a autoria e a criação literária, a leitura, a escrita e a expressão oral, o intercâmbio entre escritores nacionais e internacionais e ampla e qualificada programação cultural que promova o intercâmbio cultural e artístico.
 
  
 
A Feira contará com exposição, troca e venda promocional de livros, lançamento de livros, mesas redondas, debates, intercâmbio entre leitores e escritores, homenagens, concursos, sessões de poesia, canto, dança, teatro, artesanato, artes plásticas e atividades infanto-juvenis - contadores de histórias, dramatização de contos, rodas de leitura, ateliers do livro, ofertas de livros, atividades desportivas e gastronomia.
 
Pretende-se a participação ativa de escolas, universidades, bibliotecas, livrarias, editoras, centros de documentação, associações da sociedade civil, escritores, declamadores de poesia, contadores de histórias, artistas, artesãos e público em geral.
 
Durante o evento houve momentos de poesia pelos estudantes da ECA que apresentaram um poema acústico e uma poesia de José Craveirinha de forma interativa com os convidados. Decorreu, igualmente, um momento de dança apresentado pelo Grupo Cultural de Timbila do Centro Cultural Municipal Ntsindya. Na ocasião foi lançado, também, o concurso de criação do slogan da feira para estudantes da 11.ª e 12.ª classe do município de Maputo.
 
Esta feira está a ser organizada pelo Conselho Municipal de Maputo com a participação de centros culturais das embaixadas, universidades, associações, editores, livreiros, empresas públicas e privadas e comunicação social. Conta com a parceria da UCCLA, desde a primeira edição em 2015, no âmbito do Projeto LER.
 
Neste contexto será lançado, na Escola Secundaária de Malhazine, o I Concurso Literário do Conto, no dia 18 de maio, pelas 14 horas. Estarão presentes responsáveis e técnicos municipais, estudantes, diretores de escolas e escritores moçambicanos, nomeadamente Suleiman Cassamo e Lília Momplé que darão o testemunho da sua experiência como escritores e o escritor Juvenal Bucuane que fará a apresentação do tema: “Ler, porquê?”.
 
O Júri para a seleção dos Contos será da responsabilidade da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO). Esta sessão faz parte de um conjunto de ações programadas com escolas em todos os Distritos Municipais de Maputo.
 
 
 
 
 
Publicado em 11-05-2016