Rio de Janeiro lança projeto Rotas Acessíveis

Rio de Janeiro lança projeto Rotas Acessíveis

A Prefeitura do Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, vai lançar o projeto Rotas Acessíveis, com o objetivo de adaptar os principais pontos turísticos da cidade para portadores de deficiência. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, no dia 15 de setembro.
 
Os 25 atletas do Time Rio Paralímpico, equipe fruto da parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Empresa Olímpica Municipal, participaram do evento, no qual Paes apresentou também um balanço das ações de acessibilidade implantadas pela prefeitura nos últimos anos.
 
Segundo o prefeito, o Rotas Acessíveis é uma iniciativa importante para o legado dos Jogos Paralímpicos, que serão disputados no Rio no ano que vem. O autarca referiu que os atletas paralímpicos são um grande espelho para dar continuidade às ações voltadas para os portadores de deficiência.
 
"Vemos esses atletas competindo e se superando cada dia mais, e esse é um motivo para continuarmos trabalhando em prol da melhoria da cidade. Infelizmente, o Brasil, historicamente, é um país muito covarde, que só olha para a sua maioria e cuida muito pouco da outra parcela da sociedade que tem problemas circunstanciais e importantes", acrescentando que, quando se urbaniza uma rua, torna-se acessível o ir e vir de um portador de deficiência. "É muito gratificante e motivo de orgulho para todos nós."
 
Ao fazer um balanço de ações de acessibilidade implementadas nos últimos anos, o secretário da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, disse que, por mais que se faça, por mais haja melhora, a cidade não pode ser considerada perfeita. "Requalificamos 9 mil pavimentos em bairros nas zonas norte e oeste, mas esses índices de melhoria e o lançamento de projetos não significam que a cidade está perfeita ou 100% acessível."
 
No entanto, para um portador de deficiência, é quase impossível pedir um táxi, acrescentou Pedro Carvalho. "Isso é uma vergonha para a cidade. Existe um conjunto de medidas a serem tomadas ainda, mas, aos poucos, a prefeitura vem colocando em dia o atraso com essa camada da população."
 
Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 serão realizados entre os dias 7 e 18 de setembro e receberão 4.350 atletas de mais de 170 países. Em 11 dias de competição, serão disputadas 528 provas em que estarão em jogo medalhas de ouro, prata e bronze.
 
 
 
Publicado em 16-09-2015