Ilha de Moçambique constrói silo de automóveis

Ilha de Moçambique constrói silo de automóveis

O Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique (Membro Efetivo da UCCLA), província de Nampula, em Moçambique, está a concluir a construção de um parque de estacionamento para automóveis, infraestrutura concebida no âmbito da melhoria da transitabilidade e segurança rodoviária naquela urbe.
 
O edil da cidade, Saíde Abdurremane Gimba, explicou que a construção da infraestrutura está a custar pouco mais de 1.2 milhão de meticais, provenientes de fundos próprios do Município. Segundo o autarca foi um investimento necessário uma vez que tem sido difícil a circulação rodoviária, sobretudo nas zonas mais populacionais, devido ao estacionamento desordenado de viaturas.
 
O parque municipal de estacionamento de automóveis está a ser construído no Lumbo, parte continental da Ilha de Moçambique, próximo da ponte que de acesso à parte insular da cidade.
 
A edilidade já fixou as taxas a serem pagas para estacionamento que irão variar de 50 meticais/dia, para os veículos conduzidos por turistas que demandam a Ilha, e o máximo de 300 meticais, para as viaturas que exploram os serviços de transporte de passageiros, vulgo “chapa 100”.
 
“Esta decisão vai devolver à Ilha os meios circulantes que eram usados há cerca de um século para o transporte de passageiros em particular turistas, refiro-me ao Riquexó que desta feita será rebocado por uma bicicleta e o seu proprietário vai certamente amealhar algum para o seu sustento”, disse o edil.
 
De referir que a cidade da Ilha de Moçambique completa, no próximo dia 17 de setembro, 197 anos desde que foi elevada à atual categoria e para assinalar a data, a edilidade pretende oferecer de presente aos munícipes, o parque municipal de estacionamento de automóveis.
 
Para assinalar aquela data a edilidade, em coordenação com as organizações da sociedade civil da Ilha de Moçambique, programaram várias atividades de carácter social mas sobretudo cultural com a participação de grupos de canto e dança tradicional locais além de música ligeira convidados a partir de vários pontos do país.
 
 
 
 
 
Publicado em 14-09-2015