Maputo procura soluções para as enchentes

Maputo procura soluções para as enchentes

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo (Membro Efetivo da UCCLA), em Moçambique, vai construir nos próximos dias dois sistemas de drenagem no bairro do Chamanculo, para resolver o problema das enchentes cíclicas que afetam aquela área residencial na época das chuvas.

Os trabalhos estão integrados nas obras de reabilitação da Rua Amaral Matos, que estabelece a ligação entre a Rua Marcelino dos Santos e o Cemitério de Lhanguene, e da construção de uma vala a partir de Chamanculo D até à zona da Junta, na Avenida de Moçambique.

O projeto, adjudicado à empresa CETA em setembro passado, deverá arrancar em abril, segundo garantia dada pelo edil David Simango.

“Neste momento vamos iniciar uma nova obra que inclui mais um sistema de drenagem para se juntar à que está a ser construída no bairro Unidade 10, à entrada do campo do Zixaxa. Vamos reabilitar a Rua Amaral Matos, que engloba a componente de escoamento das águas pluviais”, avançou Simango.

O responsável explicou que se trata de intervenções com o intuito de aliviar as infraestruturas daquele bairro, onde sempre que chove o problema de inundações tira o sono aos munícipes daquela área residencial da capital do país. “Para o caso concreto de Chamanculo estamos a fazer intervenções em infraestruturas como estradas. A Avenida Marcelino dos Santos, que atravessa o bairro, por exemplo, tem valas de drenagem que ajudam muito a escoar as águas pluviais”, acrescentou.

As inundações que, anualmente, assolam a capital derivam, em parte, do fraco sistema de drenagem, das precárias condições de saneamento do meio, do facto de o grosso dos bairros estar situado muito próximo do lençol freático e por estes estarem situados numa zona sem o devido ordenamento territorial.


Mais informações


 

Publicado em 13-02-2015