Timor-Leste

band_timor.jpg

Viqueque

Viqueque - Brasao
Área
1.880,39 km2
População
78,599 habitantes

Elementos Institucionais

Adesão à UCCLA
28 de outubro de 2022
Aniversário
7 de outubro
Presidente da Câmara Municipal
Presidente da Autoridade Municipal: Januário Soares
Morada
Avenida Mane-Hat, Beloi
Viqueque, Timor-Leste
Telefone
(+670) 73880042
Email
januario.soares@municipio.gov.tl

Breve História

A cidade de Viqueque está localizada na região leste de Timor-Leste, na costa sul, tendo como fronteira natural a norte o maciço montanhoso de foho (monte) Matebian, o segundo ponto mais elevado de Timor-Leste, com 2.316 metros de altitude. O município faz fronteira a leste com Lautem, a sul com o mar de Timor, a oeste com Manatuto e, a norte com Baucau. O município de Viqueque tem uma área total de 1.880,39 km2, sendo o município com maior dimensão de Timor-Leste.
O município é composto por cinco postos administrativos, Lacluta, Ossu, Uatucarbau, Uatulari e Viqueque, que se subdividem em 36 sucos e 234 aldeias. Demograficamente Viqueque tem uma população total de 78,599 habitantes, segundo as projeções de 2019, com uma densidade populacional de 41,8 habitantes/km2.
A origem do nome Viqueque provem do Tetun Terik, nomeadamente da divisão de duas palavras, Wee que significa água e Keke que significa pulseira. A população de Viqueque é oriunda de duas regiões, nomeadamente Bibilutun e Luka. Para além das línguas oficiais do país, o tétum e o português, em Viqueque, as principais línguas faladas são o Makasa’e, Tetun Terik e Naueti.
A principal atividade económica de Viqueque é a produção rizícola, seguindo-se a fruticultura, a extração de madeiras e aproveitamento das florestas constitui também um recurso de valor no município. Viqueque é um dos maiores criadores de gado no país, sendo a pecuária uma das atividades com maior potencial para o desenvolvimento económico do município.
O território que atualmente corresponde ao município de Viqueque, surge pela primeira vez, na primeira divisão administrativa de Timor-Leste, datada de 2 de agosto de 1860, integrando os territórios de Bibi-co-Barique, Bibiluto, Lacluta-Dilor, Luca e Viqueque.
A 12 de outubro de 1926, sob o decreto n.º 12499, que aprovou a carta orgânica da colónia de Timor, Viqueque passa a ser um dos 11 comandos militares em Timor-Leste. Sendo que, a 1 de setembro de 1961, pelo decreto n.º 43889 passa à categoria de concelho. Durante a ocupação da indonésia, o município integrou a província sob a categoria de distrito e, após a independência, com a Lei n.º 11/2009, de 7 de outubro da Divisão Administrativa do Território, passou à categoria, que assume até aos dias de hoje, de município.
No que toca à cooperação descentralizada, Viqueque possui acordos assinados com a City of Greater Geelong, na Austrália e com os municípios de Cascais e Melgaço, em Portugal.