Imagem
Projeto de cooperação descentralizada “Vamos Acabar com a Dengue” em Cabo Verde
Cabo Verde
| Praia
Publicado em 25-03-2020
Cabo Verde, país insular, é "vulnerável" aos efeitos das alterações climáticas, em setores como a desertificação, a subida do nível do mar e o surgimento de epidemias inéditas, como é o caso da Dengue.
Em resposta a um apelo feito à UCCLA pela Câmara Municipal da Praia, de ajuda no combate à epidemia da dengue, surge o projeto de cooperação descentralizada “Vamos Acabar com a Dengue”.
O projeto reforçou capacidades, formou e implementou um controlo integrado e seletivo do vetor por meio da participação comunitária, que contribuiu significativamente para a erradicação do surto da Dengue, em Cabo Verde, evitando que se tornasse endémica. Os projetos de intervenção escolar e comunitária concretizaram um programa educativo de prevenção primária da Dengue, que envolveu a participação de 17.425 alunos, 578 professores, técnicos municipais e ONG locais, em benefício de cerca de 140.000 pessoas.
A UCCLA contou com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Guimarães, da TAP ao nível do transporte e do INATEL. A Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Owaldo Cruz (Fio Cruz), Rio de Janeiro, foi nossa parceira no projeto "Vamos Acabar com a Dengue".
O projeto “Vamos acabar com a Dengue” dividiu-se em duas fases:
- A I Fase, de resposta imediata, consistiu no fornecimento à ilha de Santiago, em menos de uma semana, de material de proteção individual e de limpeza, desde repelentes, luvas, máscaras, sacos de lixo, baldes, vassouras, pás. O equipamento para a ação Dengue I chegou a Cabo Verde a 6 de janeiro de 2010.
- A II Fase consistiu na abordagem com as populações para a mudança de comportamentos, através de ações de sensibilização e de um programa educativo de prevenção primária do dengue com a participação das famílias e comunidades escolares. O projeto decorreu ao longo de 2010 e 2011.
Algumas notícias da comunicação social alusivas ao projeto ppoderão ser visualizadas aqui
Contexto:
A Dengue é uma infeção viral causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insectos, especialmente pelo mosquito Aedes Aegypti.
Os principais sintomas da dengue são a febre alta > 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte.
Em 2019, esta doença foi considerada, pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma das 10 grandes ameaças à saúde global (Fonte: www.who.int/news-room/feature-stories/ten-threats-to-global-health-in-2019). Em 2020, este vírus continua a ter impacto nas sociedades de hoje, salientando-se no Brasil (Fonte: www.dw.com/pt-br/em-ano-de-coronav%C3%ADrus-dengue-n%C3%A3o-para-de-fazer-v%C3%ADtimas-no-brasil/a-52889361).